Carteira De Estagiário Da Oab

Discussão em 'Direito Constitucional' iniciado por fabnoco, 29 de Dezembro de 2010.

1. fabnoco

fabnoco Membro Pleno

Estado:
    Bahia
    Amigos

Me tirem uma dúvida:

Para tirar a carteira da Ordem de estagiário é preciso tirar uma certidão negativa civel, penal e de execução penal. Ocorre que iniciaram uma ação penal contra mim, me acusando de ameaça. O processo ainda tá em fase de instrução, porém quando eu for tirar a certidão deverá constar essa ação. Nesse caso ficarei impossibilitado de tirar a carteira da ordem de estagiário, tendo em vista que tem um processo ativo contra mim, ainda que a acusação seja injusta e que eu seja inocente?

No aguardo
  2. Samucabraga

Samucabraga Em análise

Estado:
    Paraná
    Boa tarde!

Ao menos na OAB/PR não há a necessidade da apresentação de certidão para a obtenção da carteira da OAB para estagiários.

Creio que os documentos necessários para a solicitação são os mesmos em todas as seccionais. (vide site OAB)

Espero ter ajudado.
  3. ibonazzi

ibonazzi Em análise

Estado:
    São Paulo
    Nunca soube da necessidade de qualquer certidao para estagiario.
    Quando tirei a minha, nao me pediram anda disso. Sou de PiracicabaSP.

Abraco e boa sorte!!

Ivan\
  4. Ribeiro Júnior

Ribeiro Júnior Membro Pleno

Estado:
    Bahia
    Prezado,

A certidão é do cartório de Execuções Penais. Processos que ainda não transitaram em julgado ainda não podem constar na referida certidão. Qualquer formalização contrária a este entendimento é passível de MS.

Att.,
  5. fabnoco

fabnoco Membro Pleno

Estado:
    Bahia
    Nobres Doutores

Agradeço desde já pelas respostas, no entanto, aqui na OAB Seção-BA para obtenção da carteira de estagiário é preciso apresentar dentre outros documentos, certidão negativa penal, civel e de execuções penais. Logo, o fato de ter um processo penal tramitando, qualquer certidão penal vai dar positiva.
    Através desse link, vocês podem constatar a tal exigência: http://www.oab-ba.com.br/novo/Template.asp?nivel=00060004&identidade=187

Abraços
  6. Ribeiro Júnior

Estado:
    Bahia
    Fabrício,

Lá no site não consta a necessidade de Certidão dos Feitos Criminais, mas apenas dos cartórios cíveis e de execuções penais da Justiça Estadual e Federal.
  7. Miguel Antonio

Miguel Antonio Em análise

Estado:
    Minas Gerais

Caro estagiário,

Prima face, vigorá o princípio constitucional da inocencia, ninguem é considerado culpado antes de sentença condenatória transitado e julgado e todos são inocentes até prove o contrario através de sentença condenatória irrecorrivel e desta forma a OAB como guardiã das liberdades individuais e esteio do Estado Democrático de Direito tem por obrigação e por dever cívico defender os direitos e garantias expressos na magna carta. Caso contrário, mutatis mutantis, isto é, mudando o que deve ser mudado, guardado as devidas proporções seria o mesmo que a cicuta imposta a Socrátes, a cruz isçada a Cristo ou a fogueira acendida a Bruno, seria o mesmo que comunhar da hóstia da injustiça no altar da covardia.

Miguel Ribeiro
  8. GONCALO

GONCALO Avaliador

Estado:
    São Paulo
    O Comentario do Dr. Miguel Antonio esgota o assunto.
    Entretanto, voce poderia solicitar na Serventia Judicial um documento, assinado pelo Diretor do Cartorio, portanto, sob fé pública, informando a razão do processo e sua posição atual.
    Basta apresenta-la junto com a Certidão Positiva, que fica tudo esclarecido.
    Na pratica, é conhecida como Certidão de Objeto e Pé.
    Custa cerca de R$12,00 e o cartorio tem o prazo de cinco dias para preparar o documento.
    É lei.
  9. Ribeiro Júnior

Estado:
    Bahia
    Concordo, o tema está esgotado. Gostaria apenas de tecer duas observações:

1º) No caso que eu citei, é cabível HC e não MS.

2º) A certidão de objeto e pé também é conhecida como Certidão Narrativa.

Cordialmente,
  10. ipettersduarte

ipettersduarte Em análise

Estado:
    São Paulo
    Mas no MS não é para o Direito Líquido e certo? Acho que é cabível, não é?
    Sou só estagiário de Direito e estou somente no segundo ano do curso. Perdoe-me caso eu esteja errado.
  11. HeryckDM

HeryckDM .∙.

Estado:
    Rio Grande do Norte
    Depois dessa, só resta salientar que é o Giordano, não o Goleiro.
Tópicos Similares: Carteira Estagiário
Forum Título Dia
Concursos Públicos Jurídicos Carteira Da Ordem - Estagiário 06 de Dezembro de 2010
Direito do Trabalho Assinar Carteira Anos Depois... 15 de Dezembro de 2013
Notícias e Jurisprudências Adquira Sua Carteira Da Oab Por Apenas R$ 10,00! 21 de Outubro de 2013
Direito Administrativo Carteira De Habilitação Bloqueada Por Suspeita De Irregularidade 21 de Fevereiro de 2013
Direito do Trabalho Fgts - Pode Pleitear Sem Ter Carteira Assinada? 30 de Março de 2011

Compartilhe esta Página