Cancelamento Rescisão

Discussão em 'Direito do Trabalho' iniciado por Cristiano K M, 26 de Julho de 2013.

  1. Cristiano K M

    Cristiano K M Em análise

    Mensagens:
    2
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Prezados, bom dia.

    Ontem um cliente me procurou com um problema aparentemente simples, no entanto, depois de pesquisar a respeito fiquei com mais dúvidas.

    A empresa pediu para o contador admitir determinado funcionário, que inclusive já havia feito o exame admissional. O contador realizou a admissão, faltando apenas a assinatura do empregador na CTPS do trabalhador.
    Ocorre que, quando o representante da empresa compareceu ao escritório para a assinatura da CTPS, este informou que o empregado não compareceu para trabalhar nenhum dia e que não desejava mais tal trabalhador.

    Assim sendo, o contador em dúvida me procurou. A CTPS esta com os termos da admissão, inclusive contrato de experiência anotado, porém sem a assinatura do empregador.

    Como proceder nessa situação, já que não houve prestação de serviço nem assinatura da CTPS? Cancelar a admissão? De que forma?


    Desde já agradeço.

    Att,

    Cristiano
  2. jrpribeiro

    jrpribeiro Advogado

    Mensagens:
    752
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Goiás
    Prezado colega, boa tarde.

    Até onde sei o contrato de experiência, que pode ser até de 90 dias, poderá ser rescindido unilateralmente por quaisquer uma das partes sem ônus.

    Sendo assim, creio que a simples rescisão resolve o problema.

    Cordialmente.
  3. fmbaldo

    fmbaldo Editores

    Mensagens:
    844
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    PRezados,

    Entendo que a situação não é tão simples.

    Se o funcionário mudou de emprego, por exemplo, ele poderá pedir danos morais pela fase pré contratual, baseado na boa fé.
  4. Cristiano K M

    Cristiano K M Em análise

    Mensagens:
    2
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Prezados amigos do fórum,

    Venho informar que a situação foi resolvida.
    Como o amigo Fausto Baldo alertou, havia a possibilidade de o empregador ser acionado judicialmente pela fase pré contratual. Sendo assim, orientei o contador para que realizasse a assinatura da CTPS junto ao empregador, e, posteriormente, efetuasse a rescisão contratual por pedido de demissão, já que o empregado também não tinha mais interesse no emprego. Após a rescisão, foi emitido o TRCT, porém sem a indenização que o empregado teria de arcar, ficando o termo, portanto, zerado.
    Agradeço a ajuda.

    Att,

    Cristiano
Tópicos Similares: Cancelamento Rescisão
Forum Título Dia
Notícias e Jurisprudências Passageiro será indenizado após cancelamento sucessivo de voos sem justificativa 25 de Abril de 2023
Notícias e Jurisprudências Passageiro será indenizado após cancelamento sucessivo de voos sem justificativa 13 de Abril de 2023
Notícias e Jurisprudências Hospital tem de indenizar paciente pelo cancelamento de uma cirurgia na data marcada 27 de Março de 2023
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Cancelamento de Penhora 13 de Julho de 2017
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Cancelamento de distribuição 29 de Junho de 2017