Câmara Promove Enquete Sobre Cota Racial No Serviço Público

Discussão em 'Notícias e Jurisprudências' iniciado por Fábio Jr, 19 de Novembro de 2013.

  1. Fábio Jr

    Fábio Jr A Vida é Um Fator Incontrolável

    Mensagens:
    420
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rondônia
    Proposta do governo prevê reserva de 20% das vagas nos concursos federais para negros, pelo prazo de dez anos.
     
    O Portal da Câmara dos Deputados promove, a partir desta segunda-feira (18), enquete para avaliar se os internautas são favoráveis ou contrários à reserva de 20% das vagas nos concursos públicos federais para candidatos negros. A medida faz parte do Projeto de Lei 6738/13, do Poder Executivo, encaminhado agora em novembro ao Congresso Nacional e que vai tramitar em regime de urgência constitucional.
     
    A proposta abrange os concursos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União. Pelo texto, poderão concorrer às vagas reservadas a candidatos negros aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição no certame, conforme o quesito cor ou raça utilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Na hipótese de constatação de declaração falsa, o candidato será eliminado da disputa e, se houver sido nomeado, ficará sujeito à anulação da sua admissão ao serviço ou emprego público, após procedimento administrativo em que lhe sejam assegurados o contraditório e a ampla defesa, sem prejuízo de outras sanções cabíveis.
     
    O projeto determina ainda que haverá cota racial sempre que o número de vagas oferecidas no concurso público for igual ou superior a três. A futura lei terá vigência pelo prazo de dez anos e não se aplica aos concursos cujos editais já tiverem sido publicados antes de sua entrada em vigor.
     
    Concorrência
     
    Os candidatos negros concorrerão concomitantemente às vagas reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência, conforme a sua classificação no concurso. Se forem aprovados dentro do número de vagas oferecido para ampla concorrência, os candidatos negros não serão computados para efeito do preenchimento das vagas reservadas.
     
    Em caso de desistência de candidato negro aprovado dentro da cota racial, a vaga será preenchida pelo candidato negro posteriormente classificado.
    Na hipótese de não haver número suficiente de candidatos negros aprovados para ocupar os postos reservados, as vagas remanescentes serão revertidas para a ampla concorrência e preenchidas pelos demais candidatos aprovados, observada a ordem de classificação.
     
    Nomeação
     
    A nomeação dos candidatos aprovados respeitará os critérios de alternância e proporcionalidade, que consideram a relação entre o número de vagas total e o de vagas reservadas a candidatos com deficiência e a candidatos negros. A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) será responsável pelo acompanhamento do cumprimento da nova lei e avaliação dos resultados.
     
    E você? Concorda com a medida? Vote na enquete e deixe também seu comentário abaixo.
     
    [SIZE=12pt]Íntegra da proposta:[/SIZE]

    FONTE


     
Tópicos Similares: Câmara Promove
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor ILEGITIMIDADE ATIVA - CAMÂRA MUNICIPAL 06 de Março de 2018
Artigos Jurídicos Câmara Vereadores 07 de Outubro de 2016
Notícias e Jurisprudências Ministro Anula Sessão Da Câmara Que Evitou Cassação De Donadon 03 de Setembro de 2013
Notícias e Jurisprudências Oab Confirma Vitória Na Câmara: Advogado Trabalhista Terá Honorários 12 de Abril de 2013
Direito Administrativo Advogado Nomeado Pode Acumular A Procuradoria Do Município E Da Câmara De Vereadores? 26 de Dezembro de 2012