Cálculo Pensão Por Morte

Discussão em 'Direito Previdenciário' iniciado por Marcelo Drumm, 09 de Agosto de 2010.

  1. Marcelo Drumm

    Marcelo Drumm Em análise

    Mensagens:
    2
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Tocantins
    Nobres Colegas, Boa Noite.


    Tenho em mãos um caso e gostaria da ajuda dos caros.


    Um cliente perdeu sua esposa há 11 anos, e só agora me procurou para dar entrada no pedido de pensão por morte. O qual fizemos e obtivemos exito ainda administrativamente, inclusive o retroativo, respeitado claro a prescrição quinquenal. Ocorre que o valor pago é exatamente igual ao valor que a falecida recebia há 11 anos atrás, ou seja, 398,00, que ná época equivalia a +- 3 salários mínimos.

    Sei que a CF é clara ao afirmar q ninguém perceberá menos de 1 salário mínimo, mas agora vai minha dúvida:

    O valor deveria ser reajustado desde 11 anos até os dias de hj? Como é feito esse cálculo?

    Se alguém souber de alguma jurisprudência a respeito ajudaria muito.

    Grato a todos.

    Marcelo
  2. Abreu

    Abreu Membro Pleno

    Mensagens:
    288
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    O cálculo da pensão por morte é o seguinte:
    100% do valor da aposentadoria que o segurado recebia, ou daquela que teria direito se estivesse aposentado por invalidez na data do falecimento, sempre respeitando os valores mínimo e máximo previstos no art. 33 do PBPS.
    Caso o segurado ainda não fosse aposentado na data do óbito, deve-se calcular primeiro a RMI da aposentadoria por invalidez a que ele teria direito, para então apurar a RMI da pensão por morte.
Tópicos Similares: Cálculo Pensão
Forum Título Dia
Direito de Família Quais Parcelas Integram A Base De Cálculo Da Pensão Alimentícia? 16 de Março de 2010
Direito Previdenciário Calculo Da Pensão Por Morte 30 de Dezembro de 2009
Arquivos antigos cálculo justo de pensão alimentícia 21 de Maio de 2008
Arquivos antigos Cálculo de Pensão de Alimentos em Atraso 22 de Janeiro de 2008
Arquivos antigos Cálculo de pensão alimentícia 12 de Janeiro de 2006