Boletim De Ocorrência é Público?

Discussão em 'Direito Penal e Processo Penal' iniciado por Adriano Moneta, 12 de Fevereiro de 2009.

  1. Adriano Moneta

    Adriano Moneta Em análise

    Mensagens:
    3
    Estado:
    São Paulo
    Sou jornalista da assessoria de imprensa da SSP/SP. A política da atual gestão - e da anterior também - é a de não permitir ao jornalista o acesso ao boletim de ocorrência. Para saber as informações que constam no documento, eles solicitam à nossa assessoria. Entramos em contato com a delegacia e solicitamos o BO. Redigimos um texto e omitimos dados privados da vítima (endereço, telefone fixo e celular etc). Os jornalistas acusam a gestão de exercer censura sobre algo que, segundo eles, é "público". Nossa resposta ao questionamento sempre é o de que a gestão preocupa-se em preservar a intimidade da vítima. Não tenho o conhecimento jurídico adequado para saber se esse documento é ou não público. Alguém poderia me esclarecer, de forma técnica? Muito obrigado e um abraço a todos!
  2. Ramon Fiaux

    Ramon Fiaux Em análise

    Mensagens:
    31
    Estado:
    Rio de Janeiro
    O boletim de ocorrência é um documento público, a qual qualquer um pode ter acesso =]

    Com exceção para o caso que envolva menores.
  3. Adriano Moneta

    Adriano Moneta Em análise

    Mensagens:
    3
    Estado:
    São Paulo
    Mas, e como ficam os direitos da vítima, em relação à sua privacidade? Se a imprensa publicar algo que enseje um processo por parte da vítima, o jornalista com certeza sairá pela tangente dizendo que quem o informou foi a polícia...
  4. Ramon Fiaux

    Ramon Fiaux Em análise

    Mensagens:
    31
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Sendo o boletim de ocorrência um documento público e ação penal um direito PÚBLICO subjetivo, a privacidade da vítima não restará frustrada. Outrossim, se sua matéria jornalística versar sobre determinado SUPOSTO crime, relatado em B.O., não se faz necessária a divulgação do nome da vítima.