Bacharel em Direito atuando na justiça do trabalho

Discussão em 'Direito do Trabalho' iniciado por cimerio, 10 de Junho de 2014.

  1. cimerio

    cimerio Membro Pleno

    Mensagens:
    682
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Qual a opinião dos Drs. no caso de um bacharel em Direito assinar uma petição inicial na justiça do trabalho junto com um advogado?
    Particularmente acredito que incorre em exercício ilegal de profissão, pois é ato exclusivo da parte ou de advogado, restando espaço apenas para os estagiários devidamente amparados nos casos em que a lei permite, ou seja, nos casos de estagiários inscritos como tal na OAB, ou nos demais convênios com entidades educacionais etc.
    Nesta linha de raciocínio, o ato de assinar é ainda agravado no caso de atuar em audiência. Concordam?
    Qual a opinião dos Drs.
    Abs.
  2. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Bom dia doutor:
    Posso estar equivocado, claro, mas se o estagiário firmou a inicial apenas secundando o causídico, acredito mais em uma irregularidade que em caracterização de exercício ilegal da profissão, o que seria indiscutível caso o estagiário assinasse, de forma solitária, a inicial.
    Da mesma forma, na audiência:Se presente o advogado, ele seria tão somente um assistente, calado e mudo...
  3. cimerio

    cimerio Membro Pleno

    Mensagens:
    682
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Obrigado pela ajuda Dr.
    Mas a questão é que não vislumbro a hipótese de ser estagiário, e sim como estampado no tópico, bacharel em Direito, pois entendo que se estagiário fosse, ainda não concluiu o curso e se faz necessário o devido registro na OAB.
    Estou ainda equivocado? Qualquer bacharel pode assinar petições e atuar em audiências?
    Abs.
  4. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Minhas desculpas, doutor, não sei de onde tirei que ele seria estagiário...Não sei se entendi direito, mas ouso pensar que o mesmo raciocínio se aplicaria no caso de ser a figura, Bacharel. Explico: A assinatura de interposta pessoa na exordial, desde que SECUNDANDO o autografo do causídico, não teria o condão de tornar inexistente a assinatura do profissional de direito.
    E esse advogado não estaria proibido de levar a audiência um assistente ou auxiliar. Claro, desde que mudo, calado e surdo...
  5. loginManoel

    loginManoel Membro Pleno

    Mensagens:
    106
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Norte
    .
    Última edição: 19 de Agosto de 2014
  6. cimerio

    cimerio Membro Pleno

    Mensagens:
    682
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Boa noite.
    De fato, a do estudante de Direito, em tese, leva a suposição de ser estagiário, ainda que não inscrito na OAB.
    Todavia esta não é a situação do caso.
    Conversei como presidente da OAB local e ele afirmou que a prática é ilícita e ilegitima.
    Segundo ele, que tirou cópia da procuração e dos autos, notificará a advogada, o Juiz onde corre a demanda e a polícia judiciária para a instauração de IP.
    Também afirmou que um membro da OAB comparecerá a Audiência. Suspeito que haverá uma repressão em flagrante.
    No mais, acredito que eu tinha razão, pois se a pessoa não é estagiária (não pode pois já formou) e não é advogada inscrita não pode postular, peticionar e muito menos ostentar procuração "ad judicia", mesmo que em conjunto com advogado, o que ao contrário, é ainda mais agravante e trará reprimenda ao mesmo.
    Att.
    loginManoel curtiu isso.
  7. Historiador Carioca

    Historiador Carioca Membro Pleno

    Mensagens:
    570
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    O que posso dizer é que, por vezes, chamamos alguns dos nossos clientes para o mister da sua assinatura em alguma petição relacionado com a sua ação e isto com a sua finalidade dali estarmos vindo a se demonstrar a sua concordância, por exemplo, com o acordo firmado nos autos, etc !!!
Tópicos Similares: Bacharel Direito
Forum Título Dia
Arquivos antigos Bacharel em direito pede para ser inscrito na OAB 21 de Janeiro de 2008
Arquivos antigos ÁREA DE ATUAÇÃO DO BACHAREL EM DIREITO 12 de Abril de 2005
Papo furado Bacharelado e Mercado de Trabalho 04 de Janeiro de 2024
Notícias e Jurisprudências Bacharel Não Garante Inscrição Na Oab/rj, Mas Ganha Aula De Ministro 08 de Agosto de 2011
Direito Administrativo Direito administrativo Quinta-Feira às 14:33