Ausência De Repasse Dos Descontos De Inss Para A Previdência

Discussão em 'Direito Previdenciário' iniciado por camilamlinhares, 08 de Maio de 2012.

  1. camilamlinhares

    camilamlinhares Em análise

    Mensagens:
    21
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Pará
    Caros Colegas,
    o Governo do Estado contrata para cargo em comissão um professor. Durante todos os anos do seu contrato desconta o valor referente a INSS em seus contracheques, porém não os repassa para o INSS. Desta foma, pergunto-lhes:
    1) A competência para processar e julgar esta ação é da Justiça Estadual, correto?
    2) Qual o nome da ação?
    3) Qual o prazo prescricional para cobrar tal direito?

    Aguardo a manifestação dos colegas.

    Obrigada.
  2. Previdenciarista

    Previdenciarista Em análise

    Mensagens:
    2
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Goiás

    Primeiramente Dra. o cargo para Professor não devia ser preenchido de maneira comissionada pela Administração Pública, mas sim por meio de Concurso Público, pois não se enquadra nas hipóteses constitucionais reguladoras da admissibilidade da nomeação de cargos em comissão.

    Na minha concepção, esta situação seria um caso de contratação irregular pelo Poder Público, pois não foi realizado o devido concurso público para tanto, Súmula 363, TST.

    Respondendo seus questionamentos:

    1) tenho para mim que a competência seria da Justiça do Trabalho, haja vista não haver vínculo estatutário juridicamente hígido a reinar a causa petendi;
    2) olha o nome é o de menos Dra. O próprio INSS teria autorização legal para proceder a notificação do Estado a fim de regularizar o débito. Mas neste caso eu proporia uma reclamação trabalhista, reivindicando o FGTS, saldo de salário, anotações em CTPS e efetivo repasse, pelo Estado, aos cofres da previdência dos respectivos montantes alusivos à contribuição previdenciária do trabalhador;
    3) segundo a Súmula 362 e 363 e CF, 7º, dois anos, tendo em vista a relação trabalhista caracterizada.

    Me omito de responder outros questionamentos por que me limito a responder o que foi efetivamente perguntado, sendo que, presumo, não outras dúvidas sobre o tema.



    Grande abraço, Dra.

    Aberto a discussões....
Tópicos Similares: Ausência Repasse
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Ajuda Ausência de Dialeticidade extição do pedido 25 de Agosto de 2021
Direito Tributário Ausência de intimação para cumprir liminar - Motivo: exoneração 18 de Fevereiro de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Monitória - Parcelamento 916 do CPC. Ausência de apresentação do Original 18 de Setembro de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Penhora on-line errônea(?) e ausência de contato 01 de Agosto de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Declaração de ausência 22 de Maio de 2018