Audiencia No Jec

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por titis12, 01 de Fevereiro de 2011.

  1. titis12

    titis12 Visitante

    gostariade sanar uma dúvida com os nobres colegas.



    Estou numa ação no JEC pelo réu, ocorre que nunca fiz uma audiÊncia, e gostaria de saber algumas coisas.



    1. Foi feita a audiencia de conciliação, ocorre que o réu (meu cliente), não foi intimado e nem ficou sabendo dessa audiencia. O que fazer?



    2. gsotaria de arguir a ilegitimidade de parte, como fazer? posso arguir por petição e protocolar ou tenho que esperar a audiencia que foi marcada pra abril de 2011. Já que a autora da ação está entrando coom uma ação em que a propriedade está no nome do sogro. pode?



    2. Foi marcada audiencia no JEC em abril de 2011, ocorre que tenho que esperar pra apresentar a contestação? Ou posso protocolar a mesma?



    3. Tenho um vídeo em que mostra claramente a negociação e o vendedor se comprometendo em alto e bom som o compromisso . Como juntar isso, ou seja o vídeo que é a prova cabal ao litigio ?



    Agradeço

    Tenho um audiência marcada para o dia 14 de junho no jecivel, mas como sou iniciante estou com várias dúvidas de como proceder nesta audiência e em como fazer a contestação, por tais motivos peço a ajuda dos colegas. Então, se possível gostaria que me mandassem modelos de contestação no jec, bem como alguma lei que regulamenta a compra e venda de carros usados. Deste já agradeço!
  2. Lillian

    Lillian Em análise

    Mensagens:
    11
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Vamos lá, tenho pouca experiência também, estou no início de carreira.

    Respostas:
    1) A audiência já ocorreu??? Se ele esteve presente, a falta da citação foi suprida pelo comparecimento dele. Se não esteve presente, vale peticionar mencionando que o réu não foi citado e que por isso não compareceu, e requer redesignação de data de audiência.

    2) A arguição de ilegitimidade se faz nas preliminares da contestação. Aguarde o dia da audiência, e se no dia da conciliação for convolada em AIJ (audiencia de instrução e julgamento), apresente neste momento a sua contestação mencionando de plano a preliminar de ilegitimidade, uma das condições da ação. Bem, se a propriedade é do sogro, o certo seria ele entrar com a ação e não ela.

    3) Espere o dia da audiência, este é o momento correto para se arguir qualquer preliminar processual.

    4) Vídeo... complicado, mas acho que isso não seria possível... talvez precisasse de uma perícia, e no caso no JEC não comporta este procedimento pericial... só no rito sumário art 275 do CPC ou ordinário.
    Se algum outro colega pudesse se manifestar quanto à sua dúvida...

    Espero ter ajudado!
    Boa sorte.

    Dica: tem que meter a cara mesmo, só aprende com a prática, mas seria interessante você ter a ajuda de um advogado. Mesmo sendo advogada, trabalhe como se fosse um estagiário só pra vc pegar a prática, isso ajuda muito!
  3. Evandro

    Evandro Membro Pleno

    Mensagens:
    109
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Caro Colega.

    Não tenho muita certeza, pois procurei aqui na Lei 9.099 e não achei, mas tem a possibilidade de converter o procedimento para a Justiça Comum, então lá seria analisado a sua prova.

    Por outro lado, o Art. 32 da Lei do JESP menciona que: "Todos os meios de prova moralmente legítimos, ainda que não especificados em lei, são hábeis para provar a veracidade dos fatos alegados pelas partes".


    Espero ter ajudado. E vou procurar jurisprudência que fale sobre essa conversão isso se eu achar.
Tópicos Similares: Audiencia Jec
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Cliente que não pode comparecer em audiência de JEC: alguma solução? 08 de Agosto de 2018
Direito Penal e Processo Penal DANOS MORAIS EM AUDIENCIA JECRIM 24 de Fevereiro de 2016
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Dúvida em relação a JEC- presença do réu em audiência inviável 10 de Novembro de 2015
Direito Penal e Processo Penal Audiência 3º Jecrim Rj, Dia Do Jogo Brasil (26/06) Tá Funcionando? 25 de Junho de 2013
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Audiência Jec- Pessoa Jurídica 14 de Agosto de 2012