Audiência de Justificação: como realizá-la?

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por Freddy, 20 de Março de 2015.

  1. Freddy

    Freddy Membro Pleno

    Mensagens:
    48
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Paraíba
    Pessoal, uma amigo pediu para fazer uma audiência de justificação, mas não sei como proceder. Estou iniciando na Advocacia e nunca fiz antes esse tipo de audiência. A situação é a seguinte: numa reintegração são partes Josefa, Maria e Pedro em litisconsórcio e José, este o réu. Foram Indicadas como Testemunhas Manoel e Victor. Ocorre que Victor é filho de Maria e esposo de Josefa. Orientem como proceder. Antes da audiência devo juntar petição de substabelecimento ou só no dia da audiência? Como é essa audiência? Que aflição! Victor que porque quer falar na audiência, mas ele tem interesse direto na causa. Pensei em colocar ele como parte (ai surgiu a duvida: tenho que peticionar pedindo a inclusão de Victor no polo ativo?) Nossa, quantas dúvidas! :(
  2. jrpribeiro

    jrpribeiro Advogado

    Mensagens:
    752
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Goiás
    Prezado colega, bom dia.

    Audiênciade Justificação Prévia serve para o juiz, não satisfeito com as provas documentais, solicita esta audiência para oitiva das partes para concessão da liminar pretendida.
    Será o momento oportuno de pedir a juntada de algum documento que porventura tenha esquecido, inclusive o substabelecimento.
    Não vejo a necessidade de Vitor integrar opolo ativo, deixe-o apenas como testemunha.
    Fique tranquilo e instrua seus clientes normalmente na medida da necessidade.

    Cordialmente.
    Freddy curtiu isso.
  3. vagner de jesus vicente

    vagner de jesus vicente Membro Pleno

    Mensagens:
    149
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF
    Caro Freddy,
    Já participei de algumas audiências de justificação e corroboro a informação do nobre Dr. Ribeiro! Para a questão do nervosismo a receita é aquela conhecida, mas eficiente: busque participar de outras audiências na mesma Vara, escreva o que pretende argumentar, ponha um copo d´agua do lado e exerça sua profissão! Boa sorte.
    Freddy curtiu isso.
  4. Eliana Leão

    Eliana Leão Membro Pleno

    Mensagens:
    208
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Minas Gerais
    Colega, geralmente é uma audiência tranquila. Como salientou o Dr. Ribeiro, instrua seus clientes para que mantenham a calma e não se alterem e que falem apenas se o juiz permitir.

    Sei como é o início. Eu também, quando vou fazer audiência trabalhista, fico extremamente nervosa, pois milito na área cívil e tenho pouca prática no direito do trabalho.

    Vi dar tudo certo. É só confiar em vc mesma.

    abçs
    Freddy curtiu isso.
Tópicos Similares: Audiência Justificação
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Audiência de Justificação em Ação Possessória - Requerer citação? 12 de Abril de 2015
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Audiência de Justificação - Reintegração de Posse 14 de Janeiro de 2015
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Audiência De Justificação Prévia Possessória 17 de Março de 2014
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Audiência De Justificação 30 de Janeiro de 2014
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Audiência De Justificação Prévia 16 de Julho de 2013