ÁREA DE ATUAÇÃO DO BACHAREL EM DIREITO

Discussão em 'Arquivos antigos' iniciado por cristianourach, 12 de Abril de 2005.

  1. cristianourach

    cristianourach Visitante

    Sou bacharel em direito e gostaria de saber o que posso fazer, em que demandas posso atuar e se há incopatibilidade de funções no que tange a peticionar e atuar nos Juizados Especiais Cíveis até 20 salários mínimos.
    Posso ser indiciado por atuar nos juizados, sem carteira da ordem porém bacharel?
  2. Mario Emerenciano

    Mario Emerenciano Advogado - Moderador

    Mensagens:
    280
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Meu nobre bacharel,


    Sua pergunta é bem fácil de responder.Leia o estatuto da OAB e encontrarás a resposta.Sabes que nos juizados com valor até 20 salários a parte pode POSTULAR SOZINHA,em nenhum momento o estagiário pode exercer a advocacia sozinho,sem a presença de um advogado_Os únicos atos que estagiário pode praticar isoladamente são:retirar autos do cartório para obtenção de cópias,retirar os autos do cartório mediante carga e assinar petição de juntada de substabelecimento.


    Espero que tenha te ajudado.
  3. Caro amigo, já li o Estatuto da ordem, porém não posso entender qual a minha área de atuação, pois, não sou estagiário e sim bel., portanto, não posso aceitar que os meus 5 anos de estudos e a prática que adquiri em anos de estágios possa me habilitar apenas a fazer concursos e fazer cópias em cartórios. Tenho bom conhecimento de processo e fasso tudo que um adv. faz, porém sem ir a audiências nem assinar processos. Trabalho com Direito de Trânsito, tenho mais de 100 recursos de multas elaborados, onde atuo em nome do recorrente através de procuração, encaminhamento de DPVAT, Acompanhamento em depoimentos na delegacia, assessoria e consultoria jurídica, procurações para que eu possa atuar juntamente com um adv. e estou sentindo que posso estar incorrendo em exercício ilegal da prof., será que tenho razão?
  4. Mario Emerenciano

    Mario Emerenciano Advogado - Moderador

    Mensagens:
    280
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Caro Colega,

    É claro que vc tem razão,entendo perfeitamente a sua situação,infelizmente o nosso curso é o único em que o cara se forma e tem que fazer prova para exercer a profissão,ou seja,uma injustiça tremenda.

    Te aconselho a prestar exame de ordem para adquirir sua carteira e mediante isso, exigir os seus direitos,como por exemplo que o titulo de bacharel por si só já de estatos de advogado,assim os nossos futuros colegas irão sofrer menos.E pode contar comigo como aliado,me formei em 2003 e fui reprovado no exame de ordem por duas vezes até que eu conseguir a bendita carteira,mesmo já atuando como "advogado desde 2002"com recursos providos no Tribunal,sentenças favoráveis em juizados e processos no STJ,ai o examinador me reprova por achar que não estou apto a exercer a advocacia,vai entender.

    Boa Sorte e conte comigo.
    Fábio Jr curtiu isso.
  5. cristianourach

    cristianourach Visitante

    DESDE JÁ, AGRADEÇO PELA ATENÇÃO.

    COMO VC. JÁ SABE, MEU NOME É CRISTIANO, ME FORMEI EM AGOSTO DO ANO

    PASSADO, FIZ MEU 1º EXAME DE ORDE EM AGOSTO DO MESMO ANO 04 E NÃO

    PASSEI.

    NA 2ºA FASE, FIQUEI COM A NOTA FINAL 49,96, APÓS O RECURSO, MINHA NOTA

    FOI AUMENTADA EM 0.5.

    RODEI, MAS O PROBLEMA MAIOR FOI O FATO DE TER QUE ESPERAR MESES PARA

    O RESULTADO, É MUITA ANSIEDADE, FUI FICAR SABENDO QUE RODEI, DIA 23

    DE DEZEMBRO, SENDO QUE, FIZ A PROVA EM AGOSTO.

    PRA ENCURTAR O RELATO, ESTOU EXTREMAMENTE INCONFORMADO COM A

    SITUAÇÃO DE BEL. EM DIREITO, NÃO DE ONDE TÚ ÉS MAS, QUERO CRIAR UMA

    ENTIDADE PARA MINHA CLASSE.

    UMA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA, PARA ISSO TENHO QUE TER APOIO DE

    PESSOAS INFLUENTES. PORTANTO JÁ ESTOU ME REUNINDO COM VEREADORES

    DAQUI, (AMIGOS) E MARQUEI UMA REUNIAO COM O PRES. DA ORDEM (SUB.)

    ONDE VOU EXPOR MINHAS IDÉIAS.

    ME DIZ O QUE TU PENSA SOBRE ISTO. VALEU!!!!!!!!!!
    Fábio Jr curtiu isso.
  6. Mario Emerenciano

    Mario Emerenciano Advogado - Moderador

    Mensagens:
    280
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Cristiano,


    Gostei da sua idéia,é mesmo sensacional,realmente é bom ter apoio de pessoas influentes,da mais força para a causa.

    Estou as ordens e mantenha-me informado.
    Fábio Jr curtiu isso.
Tópicos Similares: ÁREA ATUAÇÃO
Forum Título Dia
Direito Previdenciário Dicas Para Atuação Nessa Área 08 de Fevereiro de 2013
Papo furado Qual Area De Atuação Dá Mais Dinheiro? 14 de Fevereiro de 2011
Notícias e Jurisprudências Retificação de área de imóvel rural pode ser feita em via administrativa ou judicial 07 de Março de 2023
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Condomínio pode Desmembrar parte da Área de Lazer e vender lotes? 06 de Janeiro de 2021
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Pedido de exclusão de área em ação de reintegração 09 de Abril de 2019