Alvará de pensão alimentícia

Discussão em 'Arquivos antigos' iniciado por Jackie, 17 de Fevereiro de 2005.

  1. Jackie

    Jackie Visitante

    Olá!
    tenho uma dúvida com relação à pensão alimentícia.
    Qt tempo demora para que o pedido de alvará para liberação da porcentagem que me é de direito e que está na conta do requerido seja expedido?

    Fui na procuradoria geral do Estado junto com o requerido e assinamos os pápeis. Quanto tempo leva para que o juiz me autorize a retirar?

    Muito obrigada e aguardo resposta. ^_^
  2. Guest

    Guest Visitante

    Jakie,

    O instituto do alvará é para simplificar e agilizar a realização da pretenção. Então a sua eficácia é imediata.

    G.Lems
  3. Jackie

    Jackie Visitante

    Obrigada pelo esclarecimento. ;)

    Mas assinei os papéis junto com o requerido no dia 2 de fevereiro, e o procurador me disse que ele levaria o pedido ao fórum, para daí ser autorizado pelo juiz. Após isso ele me ligaria ou mandaria uma carta avisando para que eu voltasse na procuradoria e pegasse o alvará para que assim pudesse retirar o valor que é direito meu.

    Já vai fazer 1 mês e até agora nada... demora tanto assim?

    Agradeço desde já e aguardo respota. :)
  4. rel

    rel Membro Pleno

    Mensagens:
    75
    Estado:
    São Paulo
    Olá, o tempo para a expedição do alvará depende de cada fórum, não dá para prever o tempo, mas geralmente todo ato da justiça é demorado devido ao excesso de processos. Acredito que vai demorar mais um mês, no mínimo.
  5. Jackie

    Jackie Visitante

    Desculpem, mas tenho mais uma dúvida.

    Já se passaram 2 meses e meio e nada... sei que a Justiça demora devido à quantidade de processos, mas estou estranhando tamanha demora, já que qd minha mãe pediu minha pensão demorou apenas 1 mês para que ela conseguisse.

    Estou com pressa pq ele não paga mais pensão, já que está desempregado, e precisava do dinheiro para ajudar minha mãe. Será que se eu voltar na procuradoria e "cobrar" a respeito o processo vai mais rápido?

    Pq esse processo parece ser tão rápido, já que é só receber a autorização do Juiz... não entendo pq está demorando tanto.

    Obrigada mais vez a todos. ;)
    Parabéns pelo fórum.
  6. Lucia

    Lucia Visitante

    Assim como a autora do tópico eu também estou esperando por esse processo.

    Já se passaram 4 meses, e a carta não chegou em minhas mãos. Qual é o tempo limite de demora? E se eu for ao fórum falar com o procurador será que agiliza o processo?

    Lembro que o procurador me disse que poderia demorar devido aos recessos do fórum. O que seriam esses recessos? E por ser um caso fácil de resolver, pq tanta demora?

    Agradeço desde já as respostas.

    Sou de São Paulo.
  7. Lucia

    Lucia Visitante

    Desculpe-me a insistência, mas estou com urgência, então se alguém puder responder, agradeço.

    Estou utilizando esse tópico já criado para não ter que criar outro e saturar o fórum com assuntos idênticos.
  8. Rafael

    Rafael Visitante

    Gente, ja vi cartorio em minha cidade demorar mais de 4 meses para expedir o alvará (não era de pensão alimenticia) mas após o juiz conceder por decisão interlocutória o alvará, demorou mais de 4 meses para ser expedido. Portanto acrddito que esteja ainda dentro do prazo, apesar de por ser um caso de direito de familia, deveria ser mais rápido.
  9. Lucia

    Lucia Visitante

    Obrigada, Rafael. :)

    Bom, acho que o que tenho a fazer é ir no fórum mesmo e ver como anda o processo. Já se passaram 4 meses e nada... estou achando estranho.

    Obrigada pelos esclarecimentos. ;)
  10. Thiago Fani

    Thiago Fani Em análise

    Mensagens:
    20
    Estado:
    Rio de Janeiro
    A melhor coisa nesse tipo de caso é o "jeitinho".... não falo em suborno, mas sim em tentar que seja acelerado o processo.

    Já tive um caso de alvará que demorou quase um ano para sair.
  11. Visitante_Lucia

    Visitante_Lucia Visitante

    Mas o que devo fazer para acelerar o processo?
    E se mudar de endereço, posso mandar outra pessoa em meu nome informar aos responsáveis pelo caso (já que trabalho e não tenho tempo)? Ou só pode ser eu mesmo?

    Obrigada :)
  12. Visitante_Lucia

    Visitante_Lucia Visitante

    Me desculpem, lembrei hj de manhã, esqueci de postar ontem...

    Alguém além de mim pode mexer nesse processo, tipo, se alguém pegar o papel que o juiz vai mandar em minha casa? E o que tem nesse papel? Apenas um pedido de comparecimento ao fórum para pegar a autorização?

    Obrigada e aguardo resposta. :)
Tópicos Similares: Alvará pensão
Forum Título Dia
Arquivos antigos Alvará de pensão alimentícia 03 de Setembro de 2005
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Distribuição de alvará judicial 20 de Outubro de 2020
Direito de Família ALVARÁ JUDICIAL PARA LEVANTAMENTO DE VALORES RETIDOS 20 de Novembro de 2019
Direito de Família ALVARÁ JUDICIAL PARA LEVANTAMENTO DE VALORES RETIDOS 20 de Novembro de 2019
Direito de Família Inventário com Pedido de Alvará para Liberação de Valores 02 de Junho de 2018