ALGUÉM PODE ME AJUDAR? - URGENTE

Discussão em 'Direito do Trabalho' iniciado por Mila Moreira, 20 de Maio de 2014.

  1. Mila Moreira

    Mila Moreira Membro Pleno

    Mensagens:
    62
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Santa Catarina
    Ajuizada reclamatória contra empresa que possui PCS (Plano de Cargos e Salário) para que o reclamante fosse reenquadrado em padrão funcional superior ao que atualmente ocupa, com retroação a 18 meses (ou seja, reenquadramento retroagindo a 18 meses, implicando em diferenças salariais a serem pagas). A justiça especializada julgou procedente (1º grau) o pedido. Acontece que durante o trâmite da ação (entre o ajuizamento e sentença) o reclamante participou na empresa reclamada de um processo seletivo interno, concorrendo à vaga (mesmo padrão funcional) que está pleiteando via judicial. Nesta seleção foi aprovado.
    Participou da seleção por dois motivos: 1) não sabia se a reclamatória vingaria e 2) porquê a seleção foi antes da sentença.

    A QUESTÃO POSTA:

    - Como foi aprovado na seleção interna (para o mesmo cargo que pleiteia na justiça), como fica a situação deste empregado, pois a empresa reclamada já deixou claro de que para assumir o cargo (ao qual prestou seleção através de provas escritas e foi regularmente aprovado) deveria desistir da ação judicial.
    S.m.j., entendo que a empresa está sem razão nesta exigência, pois nas regras da seleção interna não foi imposta nenhuma condição de que para assumir a vaga deveria o empregado desistir da ação judicial em que pleiteava o mesmo cargo. Ademais, entendo que o processo de seleção não exclui o direito que, em primeiro grau, lhe foi garantido com o pagamento de diferenças salariais reroativas. ESTOU CERTA?
    - Caso a reclamada não faça, de fato, a exigência de que ele desista da reclamatória, e o ptomova ao cargo por tê-lo conquistado na seleção interna, findando a reclamatória com a confirmação nas instâncias superiores da sentença que manda reenquadrá-lo com o pagamento das diferenças salariais retroativas aos 18 meses anteriores, pergunta-se:
    1) ao executar a sentença, pode a reclamada alegar que não tem como reenquadrá-lo, pois que o mesmo já está exercendo aquele cargo devido a seleção interna e por isso tornar a decisão judicial INEFICAZ quanto à promoção e AO PAGAMENTO DAS DIFERENÇAS SALARIAIS RETROATIVAS?

    2) Ou deve a empresa cumprir parcialmente a decisão judicial, efetuando o pagamento retroativo das diferenças salariais (18 meses), deixando de promover o empregado porque já o fez devido a aprovação em seleção interna?

    PEÇO UMA LUZ, pois tenho que dar um retorno seguro ao meu cliente, e estou um tanto quanto insegura em lhe dar uma resposta.

    Agradeço com antecipação a todos que se dispuserem a lançar o seu entendimento.

    OBRIGADA!

    MILA
Tópicos Similares: ALGUÉM PODE
Forum Título Dia
Direito Penal e Processo Penal PODE O JUIZ MANDAR ALGUÉM SE APRESENTAR À ELE ANTES DE SE INICIAR UM PROCESSO JUDICIAL? 01 de Junho de 2017
Direito Administrativo Dúvida! Alguém Pode Me Reponder? 09 de Fevereiro de 2009
Arquivos antigos Será que alguém pode me ajudar? 31 de Agosto de 2008
Arquivos antigos O que significa ? alguém pode me ajudar ? 26 de Junho de 2008
Arquivos antigos Por favor, alguém poderia me ajudar? 22 de Fevereiro de 2008