Ajuda! Legitimidade Mãe Ou Filho Ação Regulamentação Visitas Contra Pai?

Discussão em 'Direito de Família' iniciado por Aline Marra, 23 de Fevereiro de 2011.

  1. Aline Marra

    Aline Marra Em análise

    Mensagens:
    21
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Goiás
    Um caso que me trouxe dúvidas:

    Ajuizei ação de regulamentação de visitas em nome da mãe e nos termos "neste ato representando seu filho menor xxxxx", em desfavor do pai, com o intuito de privá-lo dos direitos de visitas, tendo em vista que está causando danos psicológicos graves ao filho, devido ao contanto entre os mesmos, com o pedido de liminar de suspensão das visitas, o qual foi deferido pelo Juiz.
    O réu apresentou agravo de instrumento com efeito suspensivo da liminar para o Tribunal. O relator em substituição ao outro primeiramente nomeado apresentou decisão denegatória do efeito suspensivo do recurso. Dois meses depois o primeiro relator nomeado apresentou a seguinte decisão: extinguiu o meu processo sem resolução do mérito por falta de legitimidade de parte porque entende que quem ajuizou a ação foi o filho e não a mãe, e esta deveria ter ajuizado em nome próprio a discussão dos direitos de visitas, tendo em vista ser o seu interesse e não do filho, o qual só tem direito de discutir alimentos.
    Estou pensando em apresentar recurso de agravo regimental, mas preciso de fundamentações de que quem ajuizou a ação foi a mãe, mas pelo fato de eu ter colocado os termos "representando seu filho menor", fico na dúvida se esta tese é suficiente para a defesa. Estou pensando em alegar também que é interesse do filho também não ter as visitações do pai, pois é ele quem está sofrendo com o contato, e que então a mãe e o filho ajuizaram juntos a ação e que pelo fato de ser menor e não ter a capacidade de ser parte tem que ser representado por sua genitora.

    Colegas, se alguém puder discutir comigo tal assunto ficarei grata.

    Aline
  2. advogadasp

    advogadasp Em análise

    Mensagens:
    15
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    Boa tarde ! Tenho pra mim que, a discussão acerca de que é interesse do filho a regularização das visitas, é muito boa para tese, até pq asseguram os renomados juristas que não é direito do pai estar na companhia do filho, mas sim, direito do filho ter a companhia daquele que não detém a sua guarda.

    Contudo, não se pode perder de vista que a questão discutida é muito mais relevante que questões processuais, cujo tempo gasto na discussão não atenderá os interesses do menor.

    Assim, se me permite, propor imediatamente outra ação constando a mãe no polo ativo da regulamentação é o mais acertado, sob pena da perda do interesse processual pela idade do infante que já não mais permitirá ditar com quem e quando ele ficará, quando o feito retornar à origem após o moroso tramite em nossos tribunais.
Tópicos Similares: Ajuda Legitimidade
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Ajuda Ausência de Dialeticidade extição do pedido 25 de Agosto de 2021
Direito de Família Ajuda - Sucessão Processual em Ação de Retificação de Registro Civil 24 de Agosto de 2021
Direito Penal e Processo Penal [Ajuda] Procuro livros sobre Direito Penal e Direito Processual Penal 29 de Maio de 2020
Direito de Família Processo problemático - carta rogatória - ajuda/conselhos por favor 10 de Setembro de 2019
Direito de Família AJUDA - EMENDA A INICIAL DE EXECUÇÃO 27 de Março de 2019