Ajuda em uma confusão de ritos em processos de execução de alimentos

Discussão em 'Direito de Família' iniciado por Rafael23, 23 de Março de 2018.

  1. Rafael23

    Rafael23 Membro Pleno

    Mensagens:
    90
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Bom dia colegas,
    Gostaria de um auxílio dos colegas no seguinte fato:
    Estou entrando no meio de um processo de execução de alimentos do art. 733, CPC 1973, no qual está tramitando desde 04/2015. Não analisei a fundo o processo porque ainda não tive acesso a eles ainda.
    Contudo, conversando com minha cliente ela me informou que não deseja que o pai de seus filhos seja preso e quer apenas que seja acertado o valor devido dos alimentos até o presente mês.
    Pesquisando mais a fundo, vi que tinha um outro processo dela (fui advogado dela também entrando "no meio"), no qual ela recebeu esse ano os alimentos atrasados do meses de 11/2013 até 12/2014 e a ação era uma execução, com base no art. 732, CPC 1973.
    Agora questiono:
    a) Teria alguma forma de "converter" os valores devidos pela ação do art. 733, CPC 1973 para algum dos ritos previstos no CPC 2015, tirando o rito do art. 528, CPC 2015, tendo em vista que ela falou que não quer a prisão do pai de seus filhos?
    b) Qual seria o mês inicial para colocar em uma nova ação cobrando todos os alimentos atrasados (tirando os meses de 11/2013 até 12/2014) até o presente mês, conforme ela pediu?

    Agradeço desde já.
  2. Roberto César

    Roberto César Membro Pleno

    Mensagens:
    583
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF
    Prezado

    A conversão da constrição pessoal em patrimonial é possível, como se observa da jurisprudência, inclusive do seu estado, quando o débito é antigo (de 4, 5 anos atrás) e, por algum motivo o processo ficou sem andamento por tempo considerável, o que traduz a falta de urgência em receber os alimentos.

    Como a própria cliente não deseja a prisão do pai de seus filhos, poderia peticionar requerendo a conversão do rito com base no mencionado acima, além de citar os princípios da economia processual e efetividade do processo, pois, quando da penhora do art. 732 CPC/73 o executado aceitou acordo e parece ter cumprido.

    Vamos aguardar outras opiniões.
Tópicos Similares: Ajuda uma
Forum Título Dia
Direito de Família Sou recém formada e preciso de ajuda em uma Ação de Busca e Apreensão de Menor 04 de Julho de 2017
Direito Tributário Preciso Da Ajuda Dos Colegas Para Uma Ação Em Face Da União Contestando A Cobrança De Laudemio 16 de Outubro de 2013
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor PEÇO AJUDA EM UMA CONTESTAÇÃO EM AÇÃO DE COBRANÇA 25 de Outubro de 2008
Arquivos antigos Alguem pode me ajudar em algumas duvidas!! 15 de Fevereiro de 2008
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Ajuda Ausência de Dialeticidade extição do pedido 25 de Agosto de 2021