Adicionar um sobrenome criado por mim

Discussão em 'Arquivos antigos' iniciado por syphon, 15 de Julho de 2008.

  1. syphon

    syphon Em análise

    Mensagens:
    4
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Olá pessoal,

    Tenho uma pequena dúvida.

    Eu poderia, adicionar um sobrenome ao meu nome sem que tenha o mesmo na minha família?
    Tenho 20 anos.

    Por exemplo:

    Meu nome: Cristiano Pereira da Silva

    Ficaria assim: Cristiano Syphon Pereira da Silva

    Este sobrenome já uso informalmente, sem assinar documentos é claro, a 6 anos,
    porém eu queria legaliza-lo.

    O que eu faço, onde eu vou, para poder fazer isso se poder?


    Obrigado pela atenção.
  2. Thiago Cipriani

    Thiago Cipriani Em análise

    Mensagens:
    6
    Estado:
    São Paulo
    É possivel trocar de nome sim, mas só uma vez. Ninguém pode mudar o nome quantas vezes quiser por uma questão de segurança jurídica. O nome é uma maneira de identificar alguém por um crime, por exemplo. Na verdade, o nome é imutável. O que existem são exceções. Em quase todos os casos é preciso contratar um advogado e abrir um processo. O julgamento deve ser acompanhado por um promotor e pode levar até seis meses. A única exceção é quando alguém quer retirar o sobrenome de casado. Nesse caso, o procedimento é simples: basta levar o documento do divórcio com sentença do juiz e a certidão de casamento original ao cartório onde foi realizada a união e pedir uma retificação do registro.

    Celebridades
    Uma pessoa muito conhecida pelo apelido tem o direito de acrescentar o nome na certidão, ou até trocar o prenome. Maria da Graça Xuxa Meneghel, por exemplo, poderia se chamar Xuxa Meneghel

    Ameaçados
    Se ficar provado que a pessoa corre risco de vida, ela pode trocar o nome completamente, por segurança. Esse caso é mais comum entre testemunhas de crimes

    Homônimos
    Pessoas de nomes comuns têm o direito de acrescentar outro nome, se isso causar problemas pessoais ou profissionais. João da Silva poderia se transformar, por exemplo, em João Sérgio da Silva

    Pseudo-estrangeiros
    Ninguém mais precisa ser Maicon, Uoxinton ou Cheron; a pessoa pode pedir na Justiça o direito de escrever o nome em outra língua. Maicon vira Michael, Uoxinton vira Washington e Cheron vira Sharon

    Motivos de chacota
    Nomes que lembrem palavrões ou causem constrangimento podem ser modificados. Graças a uma campanha pelo uso de camisinha, muito Bráulio ganhou o direito de mudar de nome.

    Você deve procurar um advogado, que entrará com um processo na justiça estadual.
    Nesse processo o advogado vai explicar ao juiz porque vocêquer mudar de nome, por qual nome você gostria de trocar. É bom arranjar umas testemunhas que afirmem que você nãom é conhecido pelo seu verdadeiro nome, mas sim por um apelido ou pelo nome que gostaria de ter.
    Depois o juiz mandará o processo ao Ministério Público, que dará um parecer sobre o caso.
    Após, será marcada uma audiência, onde ouviorá as testemunhas, o Ministério Público e você. Aí o juiz decidirá se manda alterar seu nome ou não.
    Se sim, será encaminhado um ofício ao cartório onde vc foi registrado e eles alterarão sua certidão de nascimento. Com isso, vc poderá alterar todos os outros documentos.
  3. bladoborges

    bladoborges Membro Pleno

    Mensagens:
    249
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Mr. Syphon, bom dia.


    Em complemento a explicação do colega acima, informo que o nome da pessoa é formada por prenome e sobrenome. O prenome identifica a pessoa no seio familiar, e o sobrenome na sociedade. No seu caso por exemplo Cristiano Pereira da Silva, Cristiano é seu prenome.

    Como o colega explicou, são raras as exceções para mudança de sobrenome, no seu caso, acredito ser dificil, porém, não lhe custa tentar.

    Boa sorte Mr. Syphon.
Tópicos Similares: Adicionar sobrenome
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor adicionar antigo sobrenome de família 20 de Outubro de 2008
Direito de Família Retificação de Assento (Registro Civil - sobrenome errado de genitora falecido) 20 de Julho de 2022
Direito de Família Advogar em causa própria para inclusão de sobrenome de padrasto 01 de Julho de 2019
Direito de Família Depois Do Divórcio Mãe Poderá Trocar Sobrenome Do Filho? 17 de Setembro de 2009
Direito de Família Registro/sobrenome 15 de Janeiro de 2009