Ação Revisional De Contrato De Empréstimo Consignado

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por gilberto_dematos, 14 de Dezembro de 2011.

  1. gilberto_dematos

    gilberto_dematos Em análise

    Mensagens:
    25
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Caros Colegas...
    Estou Pretendendo propor uma ação cautelar inominada primeiramente para obstar o desconto de parcelas de empréstimos consignados de uma cliente, pois os juros praticados pelos bancos são capitalizados, e a jurisprudência dominante permite a capitalização desde que convencionada e prevista em contrato, fato que não ocorre, pois tive acesso a alguns contratos e nada lá faz menção à tal capitalização.
    Assim tais empréstimos deveriam ser calculados com juros simples.
    A dúvida é a seguinte, minha cliente possui empréstimos em três bancos, pergunto, esta ação cautelar deve ser individualizada por banco, ou aciono os três na mesma ação.
    Desde já agradeço a ajuda.
    Gilberto
  2. gusconrado

    gusconrado Membro Pleno

    Mensagens:
    130
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Caro,

    Você até pode propor a ação contra todos em litisconsórcio facultativo. Entretanto não acho que lhe seja vantajoso pois corre o risco de ser bombardeado na contestação e, posteriormenten se complicar para elaborar eventual réplica, em função da pluralidade de argumentos dos três réus. Além disso, acho que também não é vantajoso porque, se distribuir uma ação para cada réu, muito provavelmente cairão em varas distintas, evitando-se assim o risco de ter uma decisão desfavorável em relação a todos os que você pretende acionar. "Brigas" com bancos nem sempre são fáceis e existem juízes e juízes. Distribuindo três ações mencionado risco seria evitado, de forma que, mesmo que uma delas seja julgada improcedente, você ainda tem chance de ter decisões favoráveis nas demais. Isto posto, creio que estrategicamente seja mais vantajoso propor as demandas em separado.
    Boa sorte!!!
  3. adv.pr

    adv.pr Em análise

    Mensagens:
    23
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Paraná
    Excelente resposta do Conrado, sem mais.

    Acho difícil a cautelar ser julgada procedente tendo em vista a ausência do periculum in mora.

    Tenho alguns clientes em potencial para este tipo de ação, a pergunta é, quanto vai ser a diferença dos valores, será que vale a pena?
  4. gilberto_dematos

    gilberto_dematos Em análise

    Mensagens:
    25
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Vale a pena, pois nestes contratos a cliente estará pagando mais de 100% do capital inicialmente contratado, os juros capitalizados são um absurdo.
  5. mauricio advogado

    mauricio advogado Membro Pleno

    Mensagens:
    42
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Esta Ação deve ser individualizada por banco. Certamente,sua cliente deve ter direito ao beneficio da gratuidade de justiça, caso negativo as custas ficariam um pouco altas, eis que, pelo que imagino o valor individual total de cada contrato deve estar em um patamar elevado. Basta ter disposição para lutar até o final, amissão deve se rcumprida !!!!!!
  6. fmbaldo

    fmbaldo Editores

    Mensagens:
    844
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Gilberto, ao invés de cautelar, por que não uma ordinária com tutela antecipada?
  7. Alexandrejus

    Alexandrejus Membro Pleno

    Mensagens:
    257
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso do Sul
    é caso de propor a revisional contra cada um dos bancos individualmente. não vejo hipotese de litisconsórcio passivo.

    tambem me parece não ser caso de ação cautelar inominada, mas sim pedido antecipatório.

    ainda que eu acredite não ser caso de suspender os descontos, mas talvez "corrigir" os valores de forma a excluir supostas taxas/juros ilegais, veja-se que tal medida consiste em verdadeiro efeito reflexo da tutela pleiteada, refere ao direito material, é questão meritória.

    assim, adequado o pedido de antecipação da tutela (art. 273, CPC) formulado nos autos da ação principal no sentido de ver-se o autor autorizado a desde já proceder ao pagamento das parcelas no valor que entende devido (ou seja, excluindo-se capitalização....) mediante deposito em juízo.

    veja modelo disponível na net:

    http://www.conteudojuridico.com.br/?artigos&ver=8648.25165
Tópicos Similares: Ação Revisional
Forum Título Dia
Direito de Família Ação revisional de alimentos fixados no exterior 13 de Agosto de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Dívida negativada em fase de Liquidação de Sentença revisional 08 de Agosto de 2019
Direito de Família Ação revisional de alimentos 10 de Outubro de 2018
Direito do Trabalho Pretendo ajuizar Ação Revisional de Benefício do INSS, mas Banco do Brasil se recusa a fornecer cont 12 de Dezembro de 2017
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Dúvida - Ação Revisional 12 de Julho de 2016