Ação Revisional De Alimentos

Discussão em 'Direito de Família' iniciado por janainamechi, 08 de Junho de 2010.

  1. janainamechi

    janainamechi Em análise

    Mensagens:
    10
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso
    Ola...

    Gostaria de tirar uma duvida com os Doutores em relação a uma Ação de Alimentos, se puderem me ajudar ficarei agradecida.
    O caso é o seguinte: Foram fixados alimentos para um filho, em um valor de R$100,00 no ano de 2000. Na epoca o pai ganhava somente uma salario minimo. Depois disso o pai passou em um concurso publico e hoje recebe em torno de R$ 9.000,00. Ocorre que, esse concurso do pai houve um problema e ele somente tomou posse depois de 2 anos que havia sido aprovado, e ele entrou c uma ação e recebeu de forma retroativa esses salarios desses dois anos que ele nao trabalhou... A dúvidas são: O filho quer entrar com ação revisional de alimentos, agora, pra majorar os alimentos em face da mudança financeira do pai, e entao na mesma ação pode ser pedido pra receber também parte da indenização que o pai recebeu??? E outra, esta ação de alimentos ha tempos esta arquivada e a mae do menor nem se lembra do numero do processo, é necessario pedir o desarquivamento entao???

    Grata
  2. A. Decio R. Guerreiro

    A. Decio R. Guerreiro Membro Pleno

    Mensagens:
    128
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo

    PAT

    Bom Dia

    No meu entendimento não há retroatividade dos alimentos apenas porque o alimentante modificou sua renda e o alimentado não efetuou o pedido revisional.
    Conforme Lei 5478 de 25/7/68, alterada pela Lei 6.014 de 27/12/73 que em seu Art. 13 parágrafo segundo que diz: "em qualquer caso os alimentos fixados retroagem à data da citação", ou seja, o novo valor somente será devida a partir da citação do alimentante. Não ha que se falar em valores anteriores uma vez que não houve provocação do alimentado na ocasião apropriada.
    Este é meu entendimento.

    Abraços

    DECIO GUERREIRO
Tópicos Similares: Ação Revisional
Forum Título Dia
Direito de Família Ação revisional de alimentos fixados no exterior 13 de Agosto de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Dívida negativada em fase de Liquidação de Sentença revisional 08 de Agosto de 2019
Direito de Família Ação revisional de alimentos 10 de Outubro de 2018
Direito do Trabalho Pretendo ajuizar Ação Revisional de Benefício do INSS, mas Banco do Brasil se recusa a fornecer cont 12 de Dezembro de 2017
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Dúvida - Ação Revisional 12 de Julho de 2016