Ação Previdenciária Na Justiça Estadual

Discussão em 'Direito Previdenciário' iniciado por ChristianeM, 03 de Abril de 2012.

  1. ChristianeM

    ChristianeM Membro Pleno

    Mensagens:
    160
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Santa Catarina
    Caros colegas, estou me aventurado pela primeira vez no direito previdenciário numa ação de pensão por morte para companheira. Como na comarca não tem justiça federal, terei que propor na justiça estadual.
    Vocês sabem me informar se tem alguma diferença no rito, ou alguma peculiaridade?

    Alguém poderia indicar um livro para quem está iniciando a advocia nesta área? já tenho o do Fábio Zambitte, mas preciso um de prática.

    Obrigada,
    Christiane
  2. Joseluizsp

    Joseluizsp Em análise

    Mensagens:
    5
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Boa tarde colega tudo bom? Então o livro do Zambitte é bom e é avançado, recomendo o livro Prática Processual Previdenciária - João Batista Lazzari e outros, muito bom o livro.

    Sobre o rito deverá observar o do CPC mesmo de acordo com o valor da causa, uma vez que não autorização para se usar o rito do Juizado Especial Federal na justiça estadual.

    Não sei se a colega sabe mas nesse caso se precisar recorrer e agravar deverá interpor perante o TRF e não o TJ que só pode julgar ações que versam sobre ação acidentária, a não ser que a pensão tenha origem em benefício acidentário, um procurador do INSS me falou que exitem 100 ações por semana que são interpostas no Tribunal errado em São Paulo, e nesse caso perde-se o prazo.




  3. ChristianeM

    ChristianeM Membro Pleno

    Mensagens:
    160
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Santa Catarina
    Obrigada pelas dicas!


  4. Milton Levy de Souza

    Milton Levy de Souza Membro Pleno

    Mensagens:
    629
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Dra.ChristianeM,

    Feliz as observações do Dr.José Luiz da Silva Pinto.

    Só posso complementar com indicações dos seguintes livros;

    INSS FÁCIL (Maximiliano Silvério Sabóia)

    Como Conseguir sua Aposentadoria e outros benefícios do INSS Mais rapidamente através do MS. (Tiago Faggioni Bachur)

    Curso Prático de Direito Previdenciário (Ivan Kertzman)

    Tudo o que você quer saber sobre a previdência Social (Assessoria Comunicação Social-ACS, MPS)

    600 Perguntas e Respostas de Direito Previdenciário e mais uma centena ( Adilson Sanchez e Victor Hugo Xavier)

    Petições Previdenciárias ( Alexsandro M. Farinelli)

    Fraternalmente;
Tópicos Similares: Ação Previdenciária
Forum Título Dia
Direito do Trabalho Indicação de livros de prática trabalhista e previdenciária 31 de Janeiro de 2018
Direito Previdenciário APELAÇÃO PREVIDENCIÁRIA 06 de Junho de 2016
Direito Previdenciário Ação Previdenciária procedente - Beneficiária sem conta bancária mudou de cidade 01 de Outubro de 2015
Artigos Jurídicos AÇÃO PREVIDENCIÁRIA . CONTESTAÇÃO DE MÉRITO CARACTERIZA INTERESSE DE AGIR: 16 de Agosto de 2015
Direito Previdenciário Ajuizamento De Ação Previdenciária 16 de Maio de 2013