Ação De Inventário E Partilha De Imóvel Sem Registro

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por melkizedek, 05 de Dezembro de 2011.

  1. melkizedek

    melkizedek Em análise

    Mensagens:
    3
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Norte
    Olá colegas, sou novo no "forum jurídico" além de informações relevantes, espero poder esclarecer algumas dúvidas que tenho a respeito de alguns temas, a grande maioria expresso em casos práticos.

    Sou advogado recém registrado nos quadros da OAB/RN, por ser inexperiente enfrento alguns problemas relativos à prática da advocacia. Muito bem, vou lançar o caso para ler a opinião dos Srs.

    Fui contratado por 4 irmãos para promover uma ação de inventário e partilha de um único bem do qual a falecida genitora destes era proprietária. Porém a propriedade alegada é somente de fato, pois o imóvel nunca foi registrado - enfatizando que o referido bem tem valor superior a 30 salários mínimos - sendo que a Autora da Herança (de cujus) sempre viveu neste imóvel. Com a morte da genitora dos herdeiros instalou-se uma pendenga a respeito da partilha deste bem, são cinco irmãos, dos quais somente uma não quer a partilha amigável, pois a sua filha está residindo na casa, isto é, uma terceira pessoa, que não é herdeira legítima do bem, está residindo no imóvel como se dela fosse, se recusando a deixar a casa mesmo diante de diversas tentativas de solução amigável.

    Diante desta situação, procurei a pessoa que alienou o bem à de cujus, acabei descobrindo que o "trajeto" para a aquisição final por parte da de cujus foi o seguinte, citarei apelidos fictícios para a preservação da imagem dos envolvidos:

    1º Fulano de tal financiou o imóvel pela Companhia de Habitação Popular do Rio Grande do Norte - COHAB, quitando todas as parcelas, porém, sem requerer o termo de quitação e, consequentemente, sem registrar o imóvel;