Ação De Busca E Apreensão. Revogação Liminar. O Réu Esta Viajando E Não Pode Receber O Bem De Volta

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por Marcus, 23 de Fevereiro de 2010.

  1. Marcus

    Marcus Em análise

    Mensagens:
    5
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Paraná
    Trata-se de uma ação de busca e apreensão cujo magistrado revogou a liminar de busca e apreensão do veiculo dado em garantia no contrato de financiamento.
    Na expedição do mandado de devolução o magistrado consignou que o bem deveria ser restituído ao réu e que já ficasse nomeado como depositário fiel do bem. Ocorre que o réu esta viajando e, portanto, não pode receber o bem de volta.

    Diante dos fatos, eu pergunto: qual a melhor saída para o caso?

    Poderia a sua esposa receber o bem de volta e ficar como depositaria fiel?

    Conto com a ajuda dos colegas.

    Obrigado
  2. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Caso na procuração que ele lhe outorgou conste expressamente o poder para assumir compromisso de depositário fiel, você mesmo poderá recebê-lo. Concordo, no entanto, que tal ato pode lhe ser oneroso (cuidar do bem até o retorno do cliente).

    Em seu lugar, eu peticionaria ao juízo pedindo prazo de X dias para cumprimento do mandado de devolução, tendo em vista que o cliente não se encontra na Comarca por conta de compromissos previamente agendados, informando a data de seu retorno.
  3. Marcus

    Marcus Em análise

    Mensagens:
    5
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Paraná
    Obrigado Fernando. Mas, eu não tenho tais poderes na procuração. O cliente vai demorar meses p voltar, pois é caminhoneiro e esta fazendo fretes pelo Brasil a fora. Irá demorar meses para voltar. A sua esposa me pediu para ver se ela não poderia receber o bem e ficar como depositária fiel.

    Será que se o meu cliente desse uma procuração para a esposa dele com poderes específicos para neste caso receber o bem e ficar como depositária o juiz aceitaria?
    O que vc acha?

    De qualquer forma obrigado por dedicar seu tempo em me ajudar.
  4. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Sim, o juiz deverá aceitar. Nesse caso poderá ser uma procuração por instrumento particular, com firma reconhecida de seu cliente, ou procuração por instrumento público.
  5. Marcus

    Marcus Em análise

    Mensagens:
    5
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Paraná
    Ok. Irei tentar entrar em contato com o meu cliente e pedir para que ele vá em algum cartório onde quer que ele esteja e faça uma procuração, para depois eu peticionar nos autos.
    Muito obrigado.

    Depois eu posto o resultado aqui no forum.

    Muito obrigado.
Tópicos Similares: Ação Busca
Forum Título Dia
Direito de Família Sou recém formada e preciso de ajuda em uma Ação de Busca e Apreensão de Menor 04 de Julho de 2017
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Ação de Busca e Apreensão - Fraude 09 de Junho de 2016
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Busca Apreensão - Alienação Fiduciária 26 de Fevereiro de 2016
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Busca endereço para citação. 04 de Fevereiro de 2016
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Como reaver veiculo apreendido em ação de busca e apreensão. 24 de Setembro de 2015