ISS

Discussão em 'Direito Tributário' iniciado por Lavínia, 09 de Fevereiro de 2018.

  1. Lavínia

    Lavínia Membro Pleno

    Mensagens:
    440
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Bahia
    Prezados, boa noite!

    Através de consulta eletrônica, descobri que meu cliente possui dois processos tributários referente ao ISS.

    O primeiro processo, em 2012 o Juiz requereu a intimação do meu cliente. Passaram-se 06 anos e a secretaria da Vara não cumpriu o despacho, ou seja, não enviou a intimação. O Procurador do Município também não se manifestou nestes 06 anos. O que ocorrerá neste processo? Já ocorreu a prescrição?

    O segundo processo, ocorreu a intimação negativa, meu cliente não foi localizado. Em 2016, o Juiz requereu a suspensão do processo. Já passou mais de 01 ano da suspensão. O Procurador do Município neste período manteve-se inerte, ou seja, não conseguiu localizar o executado. O que ocorrerá neste processo? Já está correndo a prescrição intercorrente, mesmo sem o arquivamento?

    As cobranças de ISS dos processos abrangem os períodos de 2008 a 2015. Ocorre que meu cliente foi embora da Capital para o interior há muitos anos, desde de 2007. Possui comprovantes de matrícula em faculdade e outros documentos que comprovem o alegado, ou seja, no período de 2007 até a presente data, encontra-se residindo e exercendo suas atividades laborais em outra cidade. Não prestou mais serviços na Capital. O seu erro foi não dá baixa na inscrição do ISS. Neste caso pode requerer anistia, isenção, perdão da dívida, alegando que não morava e/ou exercia mais suas atividades na Capital desde 2007?

    Ele tentou pela internet verificar os procedimentos de encerramento da inscrição do ISS na Prefeitura e lá disse que para encerrar é necessário pagar os débitos anteriores. O que fazer neste caso?

    Caso o imposto seja realmente devido e as alegações que mudou de cidade, não sejam suficientes para inibir as cobranças, como orientariam? O cliente tem receio que venham processos judiciais de 2016, 2017, 2018 e infinitamente.... e tornem-se cobranças sem fim! Orientam que ele procure a Prefeitura e pague os impostos dos anos de 2008 a 2018 e proceda a baixa da inscrição do ISS? Em relação aos processos judiciais, não se manisfestaria, ou seja, esperaria incidir os arquivamentos e as prescrições, para não ter que pagar os honorários advocatícios do Procurador do Município, custas, multa etc. Qual o procedimento que os Doutores adotariam neste caso?

    Ps- Lembrando que os processos levarão longos anos para serem arquivados e incidir a prescrição.

    Muito obrigada!
Tópicos Similares: ISS
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Promissoria Prescrita - monitoria ou locupletamento 27 de Fevereiro de 2024
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Dissolução parcial de Associação 06 de Dezembro de 2023
Notícias e Jurisprudências Profissional da educação deverá receber indenização por difamação 22 de Maio de 2023
Direito do Trabalho Aviso prévio pedido de demissão do empregado. 15 de Maio de 2023
Direito do Trabalho Dúvida sobre Dissidio 12 de Julho de 2022