Advogado iniciante- Preciso muito de ajuda.

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por André Gonçalves, 30 de Novembro de 2015.

  1. André Gonçalves

    André Gonçalves Membro Pleno

    Mensagens:
    13
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Pará
    Olá amigos, boa tarde. Bom, vou contar um pouco da minha história e depois fazer umas perguntas. Quem puder ajudar, irei agradecer de coração. Sou recém formado, tenho OAB, porém, nunca tive prática na advocacia. Como se sabe, na faculdade não ensinam o dia a dia do advogado (como dar entrada no processo; pagar as custas e em que momento pagar; etc.). Tenho muita base no direito material, mas peco na parte da prática. Não encontrei livros que pudessem resolver meu problema, por isso recorri a este site. Percebi que estava com muitas dificuldades quando consegui meu primeiro cliente. No fórum, quando os servidores perceberam que não tinha muita prática, começaram a fazer várias perguntas técnicas... Creio que era para me testar. Então amigos, quando comecei a advogar (precisamente no mês de outubro desse ano), me deparei com várias dúvidas. Podem ser bobas para quem já é mais experiente, mas no meu caso estão se tornando um verdadeiro problema. Vamos a elas então:

    1) Como disse antes, não tive prática na advocacia, então, como funciona os principais atos praticados no Fórum? Em outras palavras, quando dou entrada com minha inicial no Fórum, o que é importante eu, como advogado, saber para não passar "vergonha" (termos utilizados; etc.)?

    2) Como funciona o pagamento das custas do processo? Em que momento elas são pagas?

    3) Como estabeleço o valor da causa?

    4) Quando protocolei minha inicial, o servidor perguntou o seguinte: "Dr., você vai querer cópias?". Ele se referiu às cópias do processo? Se sim, devo sempre exigir essas cópias?

    5) O que os Advogados mais experientes aconselham estudar para adquirir essa prática na advocacia?

    6) Se os Srs. possuem outros conselhos, por favor, compartilhem comigo. Com certeza irão receber em dobro.

    Amigos, por enquanto, muitíssimo obrigado. Fiquem todos com Deus.
  2. Allorip

    Allorip Membro Pleno

    Mensagens:
    24
    Estado:
    São Paulo
    1) Você deve levar a inicial normalmente em 3 cópias. Uma vai para o processo, uma para o réu(contrafé), e a ultima é sua para "controle pessoal"(cópia). Lembrando que se houver mais de um réu, será necessária mais contrafés.
    Com isso em mão, vá ao distribuidor do fórum e requeira a distribuição.

    2) As custas são pagas antes de entrar com a ação. Normalmente o site da OAB ESTADUAL tem uma tabela falando dos valores e quais guias usar.
    Assim que pagar a guia, juntar com o comprovante ao fim da inicial.(Depois dos documentos anexados).

    3)

    Art. 258. A toda causa será atribuído um valor certo, ainda que não tenha conteúdo econômico imediato.

    Art. 259. O valor da causa constará sempre da petição inicial e será:

    I - na ação de cobrança de dívida, a soma do principal, da pena e dos juros vencidos até a propositura da ação;

    II - havendo cumulação de pedidos, a quantia correspondente à soma dos valores de todos eles;

    III - sendo alternativos os pedidos, o de maior valor;

    IV - se houver também pedido subsidiário, o valor do pedido principal;

    V - quando o litígio tiver por objeto a existência, validade, cumprimento, modificação ou rescisão de negócio jurídico, o valor do contrato;

    VI - na ação de alimentos, a soma de 12 (doze) prestações mensais, pedidas pelo autor;

    VII - na ação de divisão, de demarcação e de reivindicação, a estimativa oficial para lançamento do imposto.

    4) A cópia a que ele se refere é para o controle pessoal.

    5) Estudar nunca é demais.

    6) O começo é assim, muitas dúvidas. Mas procure pesquisar mais que provavelmente encontrará suas respostas. E não tenha vergonha de perguntar.
    Editado por um moderador: 02 de Dezembro de 2015
  3. drmoraes

    drmoraes Advogado

    Mensagens:
    298
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Prezado veja bem, cole com algum advogado mais experiente, trabalhe de graça se for necessário. Advocacia é tanto prática quanto estudo, se você não tem realmente nada da prática, você está em situação insustentável ao meu ver.

    Existem prazos que são exíguos, 5 dias, 48 horas, e se você for contar com fórum de internet pra te ajudar, até alguém responder você já perdeu.

    Existem situações bem complicadas na advocacia. Não é incomum um advogado ficar até tarde da noite estudando como resolver uma situação.

    Por isso desaconselho você a advogar totalmente sozinho, no sentido de não ter uns 2 ou 3 advogados de confiança e mais experientes com quem conversar.

    De resto, o colega acima já respondeu. Mas até nisso é complicado, porque muda de Estado para Estado. Aqui no RJ por exemplo as custas são pagas em guia única, a gente não precisa juntar comprovantes, apenas informa o número da guia na petição. Com o número da guia o servidor verifica no sistema todas as informações: quando pagou, o valor etc e certifica nos autos.

    Então como pode ver, a prática faz diferença, e alguém do seu Estado que saiba com é o funcionamento do seu Tribunal é fundamental.

    Fora que as vezes não dá mesmo pra fazer sozinho, eu uma vez, por exemplo, estava com um processo eletrônico e o meu token pifou. Tive que ir tarde da noite na casa de um colega pra passar um substabelecimento e peticionar com o token dele.

    Então sugiro conseguir algum colega pra te ajudar urgente, até porque senão você vai desanimar no decorrer do caminho. No restante creio que pode contar com o fórum, o pessoal daqui é gente boa!

    Abraços!
  4. André Gonçalves

    André Gonçalves Membro Pleno

    Mensagens:
    13
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Pará
    Dr. Allorip e Dr. Moraes, agradeço de coração as repostas dos senhores. Podem ter certeza que ajudou muito! Se existisse mais pessoas assim como os Srs., com certeza tudo seria diferente.
    Estou me empenhando muito para aprender cada vez mais sobre nossa profissão... O grande problema é que as vezes não encontro as repostas das minhas dúvidas nos livros, e essas dúvidas são bobas, rotineiras do dia a dia do advogado.
    Enfim, muitíssimo obrigado mesmo! Que Deus retribua em dobro a ajuda de vocês.
  5. GiSouza

    GiSouza Membro Pleno

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Santa Catarina
    Olá André Tudo bom?

    Gostaria de saber o que está achando da advocacia? Vi que você comentou que começou a advogar ano passado. Eu comecei em janeiro desse ano..Estou um pouco decepcionada por ter muitos clientes. As pessoas me procuram, mas pedem de preço e nunca voltam. Acabo fazendo várias pesquisas e na hora não me contratam pois dizem que sou inexperiente. Tento me motivar e pensar que será diferente, mas tem momentos como de agora que penso em largar tudo.

    E você o que tem a me dizer?
  6. Cleber Dias Junior

    Cleber Dias Junior Membro Pleno

    Mensagens:
    2
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro

    Boa noite GiSouza.

    Fiquei bem triste de saber da sua luta. Saiba que também iniciei minha carreira neste ano de 2016, mas precisamente em fevereiro. Acontece que levei muito tempo para passar na prova da OAB, na verdade estava estudando, porque tenho aspirações para o magistério. Então fui fazer pós graduação. Fiz duas. Mas em se tratando de prática, zero!
    Montei um escritório bem bonito e confortável que só recebe elogios, mas ainda assim, não tinha a experiência.
    Quem vai dizer se temos ou não experiência? Os clientes? Creio que o que tem acontecido é que algum colega tem obtido maior êxito do que você em fisgar o cliente. Este precisa sentir confiança em ti, independente do tempo que você atua.
    Estou trabalhando efetivamente há seis meses e já estou pensando em contratar alguém pra me ajudar no escritório. Não se deixe levar pelos que te empurram pra baixo ou mesmo dizem que o mercado está saturado. Eu ouvi tudo isso e estou conseguindo vencer. Se valorize. Estude. Se especialize. Escolha uma área que você se identifica mais e foque nela.
    Eu sou especialista em advocacia criminal (mesmo sem muita experiência), mas não tenho como negar nenhuma ação (cível, trabalhista, consumidor, etc) porque tenho que pagar as contas. Mas digo a você que tenho conseguido fechar o mês com uma média de faturamento de 10 mil.
    Vá pra rua, converse com pessoas, venda sua imagem. O advogado vive de sua imagem. O que os cliente tem visto quando olham pra você? Mude sua visão. Você vai conseguir.
    Se você quiser conversar comigo, pode me chamar no Wattsapp. Meu número é o 21 964539399.
    Espero ter ajudado pelo menos um pouquinho.
  7. João Rocha

    João Rocha Membro Pleno

    Mensagens:
    83
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Santa Catarina
    Só o tempo consegue firmar as conquistas.
  8. Milton Levy de Souza

    Milton Levy de Souza Membro Pleno

    Mensagens:
    627
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Doutor André Gonçalves;

    Bom Dia!!!
    Na sua Comarca o processo é digital (eletrônico)?

    Caso seja procura dar uma ""fuçadinha"" nos processos de outros advogados (Como se faz isso? você se identificando e acessar o processo, desde que não seja em segredo de justiça).

    Outra maneira é ""assistir"" audiência (Juizado Especial, civil, criminal, etc...).

    Tem ,também,modelos de várias e várias ""peças"" aqui no FÓRUM JURÍDICO.

    NÃO SE ENVERGONHE DE PERGUNTAR ( PELO MENOS ESTÁ ASSUMINDO QUE NÃO SABE E QUE QUER APRENDER).

    Boa sorte (sempre).
  9. Tássia Melo

    Tássia Melo Membro Pleno

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Bahia
    Boa tarde Cleber.

    Entrei neste fórum justamente por estar passando pelo mesmo problema. E, além de ser iniciante, me mudei para outro estado, estou me sentindo perdida, completamente. Sem apoio algum. Você se importa se anotar seu contato também? Desde já agradeço.
  10. LMattos

    LMattos Membro Pleno

    Mensagens:
    2
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Minas Gerais
    Bom dia,

    Caro André,

    Me formei em julho de 2016 estou tentando advogar desde fevereiro do corrente ano. A Comarca que estou atuando é muito pequena, vara única. Fiz um único estágio, na Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, nesta mesma comarca, o que me trouxe experiências com alimentos, guarda, adoção, interdição, busca e apreensão de menores, tutelas de urgências, mandados de segurança em caso de internação, entre outros. Fiquei neste estágio por dois anos, minha coordenadora de estágio, a Defensora Pública me ajudou muito, uma pessoa excelente que nunca me negou ajuda em minhas dúvida. No entanto, sinto que ter feito apenas um estágio não foi o suficiente para a prática necessária na atuação jurídica. Como estou com dificudades para ter clientes particulares me cadastrei no cartório do fórum de minha comarca para atuar como advogada dativa, atualmente estou com alguns processos assim, processos simples, mas que me pegam com algumas dúvidas bobas, como qual é o prazo para imugnação de contestação no JESP... Tenho sorte de minha antiga coordenadora de estágio ter aberto as portas para procurá-la em qualquer situação, bem como meu pai ser advogado, mas afastado há 20 anos da advocacia. Não tenho escritório e tenho procurado escritórios em Juiz de Fora para trabalhar, mesmo que com um salário baixo, mas com percentual de lucro, vez que, no momento em que estou, o que está sendo mais importante para mim é a experiência prática que preciso adquirir. Tenho certeza que com persistência tudo vai se encaminhando. Tenho visto muitos colegas ds faculdade passando pela mesma situação... Para nós, boa sorte!!!!
  11. Dr. Martins

    Dr. Martins Membro Pleno

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Boa noite André, tudo bem?

    Amigo me identifiquei muito com este seu post, pois passei recentemente no exame da OAB (XXV exame) e ainda estou cursando o décimo semestre do curso de Direito.

    Ano que vem, logo que fizer a colação de grau vou pegar a carteira da OAB, mas estou muito apreensivo, pois não tenho nenhuma prática jurídica, nunca fiz nem mesmo estágio e se não for pedir muito gostaria de te pedir algumas dicas de como me preparar ou adquirir mais experiência o mais rápido possível.

    1) Existe algum livro bom que você me indique e que ajude a sanar as dúvidas de inicio de carreira?

    2) Como você conseguiu adquirir prática e o conhecimento necessário para tocar seu escritório? Foi somente no dia a dia mesmo? Fez alguma especialização ou se juntou a algum advogado m a US experiente?

    3) O que você sugere que eu faça antes de montar meu escritório? Você está em que Estado e cidade?

    4) Você postou suas perguntas em 2016, hoje você já está tranquilo quanto a experiência? Conseguiu se estabelecer e seu escritório está indo bem?

    Desculpe tantas perguntas, mas é que estou muito perdido. Desde já agradeço a sua atenção e te desejo muito sucesso.

    Abraços.
    Washington Martins
Tópicos Similares: Advogado iniciante-
Forum Título Dia
Direito de Família Dúvidas - Conduta de Advogado e Herdeiro 13 de Janeiro de 2024
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Direito do advogado! 06 de Outubro de 2023
Direito do Trabalho Advogado da empresa pode dar baixa em CTPS? 10 de Outubro de 2022
Direito de Família Análise ética: dúvida sobre parcialidade do advogado de família em partilha de divórcio consensual 15 de Dezembro de 2020
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Advogado não Cadastrado 11 de Fevereiro de 2020