AÇÃO CABÍVEL

Discussão em 'Direito Tributário' iniciado por Karina Souza, 18 de Agosto de 2016.

  1. Karina Souza

    Karina Souza Membro Pleno

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Bahia
    A pessoa alienou seu veiculo para outra pessoa. Logo após a venda, munida com o DUT autenticado informou ao DETRAN que o veículo tinha sido alienado e não lhe pertencia mais. No entanto, nos últimos tempos passou a receber multas de trânsito referente ao veículo. Agora, foi citada para responder uma ação de Busca e Apreensão e foi intimada, inclusive, em Ação de Execução Fiscal, para pagar as multas de trânsito. Qual a ação cabível?
  2. freitas

    freitas Membro Pleno

    Mensagens:
    239
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Pelo art 9 da lei 6830 tem que pagar para depois reclamar. Na execução fiscal, diga que não tem dinheiro e ofereça o veículo a penhora. Além disso você pode movimentar uma ação de obrigação de fazer contra o comprador para tirar o carro do seu nome.
  3. skuzam

    skuzam Membro Pleno

    Mensagens:
    55
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Santa Catarina
    Ao meu ver em ambas as ações ela deve comunicar que vendeu o veículo e no prazo legal comunicou o DETRAN sobre a venda, e nos termos do art. 134 do Código Nacional de Trânsito o antigo proprietário só se responsabiliza por eventuais multas e etc... caso não tenha feito a comunicação da venda ao DETRAN.
    Robson Eduardo Dimer curtiu isso.
  4. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Boa tarde doutora:
    Inclino-me a albergar o entendimento do doutor skusam, Tendo havido tempestiva comunicação da venda, ao Detran, o anterior proprietário estaria alforriado de qualquer obrigação fiscal ou legal oriundo da posse ou uso do veiculo.
    Quanto a execução fiscal,poderia ser combatida por meio de Exceção de pré-executividade, sem custas, prazos ou sucumbencia, desde que se prove, no ato, toda as alegações para a exceção.
    Haveria que se verificar tambem a existencia de eventuais prescrições
    Robson Eduardo Dimer curtiu isso.
  5. Cristina Souza

    Cristina Souza Membro Pleno

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Boa noite, Gostaria de perguntar aos colegas, se podem me ajudar neste caso: - Em ação contra o DETRAN devo entrar pela justiça comum? Se positivo, qual seria o nome da ação no caso de CNH apreendida erroneamente pelo DETRAN. Gostaria de pedir a devolução da CNH. Se puderem me ajudar, desde já agradeço.
  6. Robson Eduardo Dimer

    Robson Eduardo Dimer Membro Pleno

    Mensagens:
    3
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Dra., a solução proposta por Skuzam e Goncalo é a que se amolda à situação. Se existe execução fiscal em trâmite e houve citação, a ideia é a de exceção de pré-executividade. Pugna-se ainda por condenação em honorários, conforme entendimento do STJ.

    Abraços.
  7. Robson Eduardo Dimer

    Robson Eduardo Dimer Membro Pleno

    Mensagens:
    3
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Cristina Souza,

    A justiça competente é a comum (Tribunal de Justiça do Estado). O nome da ação é AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE ENTREGAR COISA CERTA. Ver artigo 467, do CPC. Requerer tutela de urgência (artigo 300, do CPC), e não deixar de formular pedido de perdas e danos, sem prejuízo das astreintes.

    Dr. Robson Dimer.

    OAB/RS nº 102.242
  8. j0a0c4rlos

    j0a0c4rlos Membro Pleno

    Mensagens:
    30
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Dr, não seriam os arts 806 ao 810?:

    CAPÍTULO II - DA EXECUÇÃO PARA A ENTREGA DE COISA
    Seção I - Da Entrega de Coisa Certa ..................................................................... art. 806 ao art. 810
Tópicos Similares: AÇÃO CABÍVEL
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Incidente de unificação de jurisprudência é cabível em juizado especial cível? 27 de Abril de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Incidente de unificação de jurisprudência é cabível em juizado especial cível? 28 de Junho de 2017
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Empréstimo de Cheque (pago pelo emitente) Qual ação cabível? 31 de Maio de 2017
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Qual a ação cabível? 10 de Outubro de 2016
Direito Administrativo Multas de Trânsito - Ação Judicial Cabível 27 de Março de 2016