Diferença entre registro e averbação

Discussão em 'Artigos Jurídicos' iniciado por AP Advocacia, 09 de Fevereiro de 2017.

  1. AP Advocacia

    AP Advocacia Membro Pleno

    Mensagens:
    175
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Creio que a maioria das pessoas possui dúvidas a respeito do emprego das palavras registro e averbação. Nós, profissionais do direito, também fazemos confusão, por vezes utilizando uma palavra por outra como se fossem sinôminas; não são.


    Com o objetivo de esclarecer a questão vamos direto ao ponto, até por que o artigo também é destinado àqueles que não possuem formação jurídica.


    O registro é um ato administrativo pelo qual o tabelião faz constar da matrícula, grosso modo, a transmissão da propriedade, ou seja, a mudança na titularidade de um direito real. O registro indica quem passou a ser o proprietário do imóvel. O principal exemplo a ser mencionado, creio, refere-se ao registro das escrituras de compra e venda.


    A averbação também é um ato administrativo praticado pelo tabelião, mas tem por finalidade inserir na matrícula as alterações ocorridas no bem registrado ou que dizem respeito ao seu titular; pode-se compará-la a uma anotação. Para ilustrar tem-se a averbação decorrente da alteração do estado civil do titular do direito e a averbação de construções, dentre outras.


    A matrícula, por sua vez, é uma ficha cadastral numerada que contém as informações pertinentes ao imóvel e ao seu titular. É por assim dizer um documento que contém a descrição do bem e do proprietário.


    O artigo 167 da Lei dos Registros Públicos (Lei nº 6.015/73) dispõe acerca dos atos passíveis de registro ou averbação.


    No próximo artigo trataremos das questões relacionadas às eventuais exigências apresentadas pelo Oficial do cartório, as quais por vezes impedem o registro do título.


    Advocacia André Pereira
Tópicos Similares: Diferença entre
Forum Título Dia
Direito Previdenciário DIFERENÇAS ENTRE AUXÍLIO DOENÇA E APOSENTADORIA POR INVALIDEZ 27 de Setembro de 2019
Empreendedorismo na Advocacia Desabafo: diferença entre TJ SP e TJ RJ - o mais rápido do Brasil 12 de Dezembro de 2014
Fórum dos Neófitos Diferença Entre Vade-Mecum E Código Saraiva 01 de Maio de 2013
Direito de Família Qual A Diferença Entre: Reconhecimento De Paternidade E Investigação De Paternidade 24 de Fevereiro de 2012
Artigos Jurídicos A Principal Diferença Entre O Representante Comercial Autônomo E Vendedor Empregado 28 de Abril de 2011