Reclamação ao STF por ofensa à súmula vinculante

Discussão em 'Direito Administrativo' iniciado por drmoraes, 16 de Novembro de 2015.

  1. drmoraes

    drmoraes Advogado

    Mensagens:
    298
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Boa noite a todos,

    Como fazer uma reclamação ao STF na prática?

    1) Tenho que pré-questionar? Caso positivo, através de embargos de declaração ou pedido de reconsideração?

    2) Minha apelação foi negado seguimento de forma monocrática. Preciso antes do agravo interno, pra que a decisão seja colegiada antes de fazer a reclamação ao STF?

    3) No meu pedido, vou pedir pra cassar a decisão do Juízo Estadual? Ou outro pedido?

    Obrigado desde já pelas respostas
  2. skuzam

    skuzam Membro Pleno

    Mensagens:
    55
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Santa Catarina
    Faça uma peça normal, endereçando ao presidente do STF, com as qualificações e tudo mais como em qualquer outra petição inicial.

    1) Não há nenhuma necessidade de pre-questionamento, você só deve demonstrar que a decisão reclamada afrontou a sumula vinculante.

    2) Você pode propor a Reclamação contra decisão monocrática sim, porém será necessário interpor o agravo interno para que a decisão não transite em julgado, pois se isso ocorrer o STF não vai conhecer da Reclamação.

    3) Ai teria que ver bem qual o caso concreto, é alguma questão relativa a competência? Porque nesses casos o STF muitas vezes ao invés de mandar anular a decisão reclamada para que outra seja proferida eles já mandam direto a remessa dos autos para o juízo competente. Agora se for questão de mérito "mesmo" ai seria o caso de pedir que a decisão seja anulada para que outra seja proferida, dessa vez respeitando a Súmula Vinculante.
  3. drmoraes

    drmoraes Advogado

    Mensagens:
    298
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Obrigado pelas respostas

    Quanto ao transito em julgado, posso pedir a suspensão do feito no Juízo a quo como pedido liminar na reclamação, certo?

    O objeto da reclamação é a ofensa à cláusula de reserva de plenário. Ou seja, uma determinada lei foi rejeitada sob fundamento de inconstitucionalidade, porém pelo Juízo Singular, e a relatora do recurso confirmou a sentença.
  4. skuzam

    skuzam Membro Pleno

    Mensagens:
    55
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Santa Catarina
    Olha é bom pedir sim a suspensão do feito no Juízo a quo como medida liminar, mas já aviso que isso é mais para "desencargo de consciência". Porque muito provavelmente a Reclamação vai ser julgada direto no mérito, eles não vão nem analisar pedido de liminar. Até porque a Reclamação não costuma demorar muito pra ser julgada (ainda mais em matéria batida como da Sumula Vinculante nº 10), acho que no máximo 2 meses já sai a decisão, e direto no mérito.

    Mas não se esqueça de interpor o agravo regimental contra a decisão monocrática para não transitar em julgado.

    Mas só uma pequena dúvida, o Tribunal que julgou já abriu algum incidente de inconstitucionalidade anterior analisando esta Lei? Digo isso porque julgamento de mérito monocraticamente na segunda instância quando se discute a constitucionalidade ou não de uma Lei não é muito comum.
  5. drmoraes

    drmoraes Advogado

    Mensagens:
    298
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Então: a segunda instância aqui no TJ é extremamente rápida, em 2 meses o processo sobe e desce, não é fora do normal isso acontecer. Então se o STF não paralisar vai transitar mesmo, ou eu vou ter que ficar recorrendo só pra evitar isso.

    De repente é melhor entrar com o Recurso extraordinário mesmo, não? Posso alegar violação a súmula vinculante no extraordinário também, certo?

    Não teve incidente porque não é uma alegação de inconstitucionalidade de forma expressa. Como diz a súmula vinculante é afastada parte da lei sob alegação de separação dos poderes e irretroatividade de Lei. Essas 2 coisas são matérias constitucionais, mas falando isso rapidamente no meio de uma sentença de 15 laudas nem dá pra perceber.

    O que aconteceu na segunda instância é que foi negado seguimento. Com disse aqui na 2ª instância é tudo muito rápido, entre autuação na 2 instância e publicação da decisão foram apenas 9 dias.
  6. skuzam

    skuzam Membro Pleno

    Mensagens:
    55
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Santa Catarina
    Na verdade se transitar em julgado após a propositura da Reclamação eu não vejo muito problema, porque o que o STF não tem aceitado é a propositura da Reclamação após o trânsito em julgado, agora ocorrendo o trânsito em julgado após a propositura da Reclamação eu não vejo muitos problemas.

    Mas uma dúvida, por quais motivos no TJ foi negado seguimento ao recurso extraordinário?
  7. drmoraes

    drmoraes Advogado

    Mensagens:
    298
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Não teve recurso extraordinário. Foi negado seguimento a apelação, com fundamento de manifesta improcedência.
Tópicos Similares: Reclamação STF
Forum Título Dia
Notícias e Jurisprudências Este Caso Cabe Rcl(Reclamação) Junto Ao Stf 20 de Outubro de 2011
Modelos de Petições Reclamação no STF Ricardo Tosto 09 de Maio de 2008
Modelos de Petições Reclamação no STF pela OAB/SP Sem Sala de 01 de Novembro de 2007
Direito do Trabalho Citação de Homonimo em Reclamação Trabalhista 03 de Março de 2020
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Erro no endereçamento. Perda de prazo. Juizado Especial Cível. Reclamação 17 de Abril de 2018