Revogação de Procuração

Discussão em 'Direito do Trabalho' iniciado por WILLIAN1005, 31 de Março de 2015.

  1. WILLIAN1005

    WILLIAN1005 Membro Pleno

    Mensagens:
    65
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Nobre colegas,

    Sempre em dúvidas a determinados assuntos venho ao fórum, por ser iniciante, aos nobres operadores, e no caso agora não e diferente.

    Acontece que, uma cliente me procurou, em que, esta com uma reclamação trabalhista, mas o atual advogado não esta conduzindo a causa como se deve, conforme a própria cliente relata, e quer revogar os poderes do atual advogado e constituir outro.

    Pergunto agora: a cliente já enviou (via correio com AR) ofício ao advogado revogando os poderes da procuração no processo reclamatória trabalhista, mas o AR retornou a cliente com recebimento de outra pessoa, "creio que seja algum funcionário do escritório, como secretária que assinou a AR", não assinado pelo próprio advogado.

    Com base nas informações acima, estando de posse de uma cópia do ofício assinado pela cliente revogando a procuração e com o comprovante do AR dos correios, já posso requerer ao juiz da vara do trabalho, a destituição do atual advogado e a minha constituição como advogado da reclamatória, bem como juntar minha procuração aos autos. Com estas medidas estarei correto, sem gerar qualquer problema na minha constituição, problemas assim, relativos ao codigo de etica OAB ou outros problemas que possa sofre em face do antigo advogado com sua procuração revogada.

    Espero que nos Ilustres amigos, possa me ajudar, enviando orientações, ou se o procedimento esta correto, uma vez, a Reclamante, no caso minha cliente, não quer mais os serviços do antigo profissional, bem como o antigo advogado negou a dar substabelecimento ou desistir.

    Um forte abraço a todos.
  2. jrpribeiro

    jrpribeiro Advogado

    Mensagens:
    752
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Goiás
    Prezado colega, boa noite.

    Não vejo qualquer problema em peticionar informando a modificação de patrono e pedindo a juntada da nova procuração. Apenas sugiro que o colega faça contato com seu antecessor informando o ocorrido, até mesmo por cordialidade profissional, pois a cliente deve estar indisposta com o antecessor.

    Cordialmente.
  3. rodrigopauli

    rodrigopauli Rodrigo S. Pauli

    Mensagens:
    504
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Eu acredito que seria de bom alvitre fazer o contato com o colega que representava a cliente como já sugerido, e o AR deveria ter sido enviado por mão própria, assim terceiro não teria recebido, é interessante tentar um diálogo e solicitar um substabelecimento sem reserva de poderes. Como o colega já iniciou o trabalho, a cliente têm de acertar os honorários com ele antes de procurar outro profissional, se você intervir no processo, sem fazer qualquer contato com o colega para saber se a parte tratou com ele a revogação, corre o risco de sofrer representação ética junto a seccional da OAB. Nestes casos eu sempre solicito que o cliente entre em contato com o advogado e traga um substabelecimento sem reserva de poderes redigido pelo colega que estava laborando no processo, justamente para não sofrer representação junto a OAB e não ficar nenhuma dúvida ética sobre a intervenção nos autos.
  4. WILLIAN1005

    WILLIAN1005 Membro Pleno

    Mensagens:
    65
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Desde já agradeço pelas palavras dos Ilustres Doutores, assim posso tomar uma decisão correta, tanto em ética profissional, cuidados e profissionalismo.

    Muito obrigado a todos, pelos esclarecimentos.

    Forte abraço.
  5. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Bom dia doutor:
    Nada a acrescentar a didática e cautelosa manifestação do doutor Rodrigo
Tópicos Similares: Revogação Procuração
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Revogação de procuração ad judicia 01 de Fevereiro de 2016
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Dúvida: Revogação De Procuração Pública Utilizada Para Venda De Imóvel Inadimplida Parcialmente Com 18 de Janeiro de 2013
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Modelos De Revogação Parcial E Total De Procuração Ad Judicia 12 de Agosto de 2011
Arquivos antigos REVOGAÇÃO DE PROCURAÇÃO - IMOBILIÁRIA 24 de Junho de 2005
Direito de Família REVOGAÇÃO DE PROCURADOR E ARBITRAMENTO DE HONORÁRIOS 26 de Fevereiro de 2019