Pilha de Tijolos mau colocada - CONSUMIDOR

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por alineRDO, 30 de Março de 2015.

  1. alineRDO

    alineRDO Membro Pleno

    Mensagens:
    14
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Paraná
    Boa tarde.

    Nobres,

    Um cliente me procurou com a seguinte situação:
    Ele é pedreiro que está trabalhando numa empreitada bancada por um clube que pertence a uma associação de moradores de um certo bairro aqui da minha cidade.
    Para fazer tal obra, a associação de moradores recebeu como doação três mil tijolos de uma certa pessoa.
    Acontece que quando o depósito de material de construção foi fazer a entrega dos tijolos na associação, descarregaram as pilhas de maneira incorreta. O pedreiro, meu cliente, estacionou sua caminhonete em frente a pilha de tijolos que veio a tombar em cima da caminhonete causando danos de grande monta.
    Agora, em contado com o Depósito de Materiais de Construção o mesmo não quer ser responsabilizar pelo acontecido com a caminhonete, muito menos com a perda de tijolos que houve quando caíram e vieram a quebrar, alegando que o terreno onde descarregaram estava desnivelado, portanto, se eximindo da responsabilidade.
    Considere que o meu cliente presta o serviço na associação de forma gratuita e nos finais de semana por tbm ser morador do bairro e NÃO há nele interesse em processar o clube.

    Pergunta: No caso da caminhonete do meu cliente, deveria eu entrar com ação em face da associação ou do depósito que descarregou os tijolos de maneira indevida ou ambos de forma solidária???
    Seria o caso de cabimento apenas em face do depósito para reavermos os tijolos perdidos e o conserto da caminhonete??

    Desde já agradeço a atenção de todos.
  2. jrpribeiro

    jrpribeiro Advogado

    Mensagens:
    752
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Goiás
    Prezada colega, boa tarde.

    Pessoalmente eu ajuizaria ação apenas contra quem acondicionou o material de maneira imprópria, aliás já confessaram a negligência por afirmarem que o terreno estava deslivelado. Exceto se houve ordem do dono do material para descarregarem desta forma, assim, assumindo os riscos.

    Cordialmente.
  3. cimerio

    cimerio Membro Pleno

    Mensagens:
    682
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Dra. Boa noite.
    Particularmente entendo ser uma causa temerária. Todavia se a Dra. for de fato pegar o caso, entendo que dadas às circunstâncias não seria o caso de ingressar com ação contra a associação, conforme já exposto pelo nobre colega jrpribeiro.
    Entendo ainda, que se os tijolos eram para a associação, deveria incluí-la no polo ativo da lide. Assim, teria um litisconsórcio ativo facultativo, sendo o seu cliente pela caminhonete pleiteando danos materiais e lucros cessantes e a associação danos materiais.
    Atte.