Acordo extrajudicial revisional de alimentos e Ação Revisional de Alimentos

Discussão em 'Direito de Família' iniciado por Laiza Correia Mendes, 15 de Janeiro de 2015.

  1. Laiza Correia Mendes

    Laiza Correia Mendes Membro Pleno

    Mensagens:
    40
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Bahia
    Boa tarde!

    Caros colegas,

    É possível para o alimentado elaborar um acordo extrajudicial para reajustar para mais, alimentos que foram estipulados em sentença? Ainda, caso opte por dar entrada na ação revisional de alimentos, poderá o alimentado que é o polo ativo da ação, findar o processo recebendo menos do que percebia anteriormente?

    Desde já, agradeço a atenção!
  2. rodrigopauli

    rodrigopauli Rodrigo S. Pauli

    Mensagens:
    504
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Depende da situação, de ofício o juiz não pode reduzir os alimentos se a revisional partiu da alimentada para majorar, mas nada impede que o alimentante ingresse em juízo com ação regressiva pedindo a redução destes. A prova do binômio necessidade/possibilidade é de suma importância para decisão do juízo.
  3. Letícia

    Letícia Membro Pleno

    Mensagens:
    308
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Santa Catarina
    Olá, doutora.
    Entendo que o acordo extrajudicial, por si só, não terá validade nenhuma, tendo em vista a obrigatoriedade de intervenção do Ministério Público no processo (art. 82, CPC).
    No entanto, acredito que possam realizar o acordo documentado (reconhecimento de firma), e em seguida levá-lo a juízo para homologá-lo, requerendo a intervenção do MP na petição.
    Quanto à dúvida sobre se numa revisional de alimentos o alimentado pode acabar recebendo menos do que anteriormente, no teu caso é muito difícil, pois eles já estão querendo fazer o acordo para aumentara verba, não é?
    O alimentante, caso queira diminuir a verba alimentar, precisa levar farta documentação que comprove a impossibilidade de arcar com a quantia e a pouca necessidade do alimentado e, ainda assim, os juízes têm uma certa aversão quanto a diminuir verba alimentar e não demora muito para o magistrado mandar o alimentante ir trabalhar mais para dar conta.

    http://www.direitonet.com.br/peticoes/exibir/739/Homologacao-de-acordo-Pensao-alimenticia
    GONCALO curtiu isso.
  4. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Bom dia doutora:
    Concordo inteiramente com o excelente entendimento adotado pela doutora Leticia.
  5. EBS

    EBS Membro Pleno

    Mensagens:
    23
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Prezada,

    O acordo extrajudicial que aumenta o valor da prestação alimentícia arbitrada em sentença, em meu entendimento, atingirá o resultado perseguido. Por ser favorável ao alimentado, dificilmente o juízo não o aceitaria por falta de manifestação do MP, mas ainda que isso ocorra, o MP, por sua vez, não vai se opor, o que fatalmente levará à homologação.

    Quanto à possibilidade de ajuizar uma ação revisional de alimentos e sair dela com uma prestação menor do que recebia antes, entendo que há sim a possibilidade de que isso ocorra. Na hipótese do alimentante/requerido contrapor pedido de redução dos alimentos, é possível que o valor arbitrado anteriormente seja diminuído, invés de aumentado, como tentava o alimentado/autor. Por óbvio, tudo vai depender dos fatos e das provas.

    Att.

    Evandro
  6. klebson marcio

    klebson marcio Membro Pleno

    Mensagens:
    3
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Norte
    Boa tarde,
    Colegas .

    Estou com a seguinte duvida fui procurado por alimentante e beneficiário que querem celebrar acordo extrajudicial ou ajuizar revisional , afim de reduzir o valor da pensão . Tal fato decorre do beneficiário já ter a idade de 31(trinta e um anos) e seu pai por liberalidade manteve a pensão , mas agora quer a sua redução;
    É possível um acordo Extrajudicial e após pedir homologação desta ou terei que ajuizar uma revisional ?


    Desde já ,
    Agradeço.
  7. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Se o alimentado já tem mais de trinta anos e não é portador de deficiência que o impeça de labutar pelo próprio sustento, a obrigação alimentar pode ser reduzida sim: para “0”.
  8. klebson marcio

    klebson marcio Membro Pleno

    Mensagens:
    3
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Norte
    Eles querem a redução a um valor de 10% do valor do alimentante ...de forma liberal ...Como devo proceder por Ação revisional , pois o valor hoje de 20% foi estabelecido em ação de Alimentos ..ou por Acordo Extrajudicial realizando juntada para homologação ...
  9. Lia Souza

    Lia Souza Membro Pleno

    Mensagens:
    509
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Klebson, boa noite,

    Pelo seu relato, o que objetiva é alterar uma cláusula do que fora determinado antes em sentença.

    Então, pode valer-se de Ação de Modificação de Cláusula em que ambas as partes assinam a petição inicial em conjunto com o advogado por conta de não haver litígio, mas consenso entre as partes.

    Esta ação vai à livre distribuição e deve instruí-la cópia da sentença em que foi determinada a percentagem que se quer alterar.

    Nesse caso, no preâmbulo da exordial, qdo da qualificação do pai e do filho, não há que se denominar autor e réu, mas requerentes, tipo: PAI, brasileiro, casado, farmacêutico, residente e domiciliado no endereço tal E FILHO, brasileiro, solteiro, estudante, residente e domiciliado no endereço tal, vêm, através do seu advogado (doc. 1), com fulcro no art. 1699 CC requerer a V. Exª a modificação da cláusula de nº XX para que passe a constar a percentagem de 10% para a mantença do segundo requerente, conforme anteriormente acordado entre ambos e que ora requer ao Juízo a homologação. Nestes termos, p. deferimento. Data e assina (primeiro assinatura do adv e posteriormente dos requerentes).

    Boa sorte, Lia
  10. klebson marcio

    klebson marcio Membro Pleno

    Mensagens:
    3
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Norte
    Boa tarde,
    Dra. Lia Souza.


    Agradeço muito os esclarecimentos..


    Obrigado,
    Dr.Klebson D´Aquino.
Tópicos Similares: Acordo extrajudicial
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Sentença de homologação de acordo extrajudicial de pensão 04 de Outubro de 2019
Direito de Família Homologação de acordo extrajudicial de pensão alimentícia e visitas 26 de Setembro de 2019
Direito de Família Pedido de prisão. Acordo de pensão alimentícia extrajudicial. 17 de Abril de 2018
Direito de Família Acordo extrajudicial de pensão alimentícia 21 de Julho de 2017
Direito de Família Ação de alimentos - Acordo realizado de forma extrajudicial sem qualquer registro em cartório 30 de Março de 2017