Ferramentas de informática para a advocacia

Discussão em 'Empreendedorismo na Advocacia' iniciado por drmoraes, 29 de Outubro de 2014.

  1. drmoraes

    drmoraes Advogado

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    Essa mensagem é seguindo a orientação do moderador, de criar um tópico sobre empreendedorismo na advocacia, que seria criada então uma subseção no fórum.


    Gostaria de compartilhar com os colegas sobre quais as ferramentas que estamos usando para administrar nosso trabalho.

    Por exemplo, pacote office ou open office?

    Usa algum sistema para gerenciamento de processos? Qual?

    Usa algum sistema a parte para cadastro de clientes?

    Tem domínio próprio?

    Email corporativo?

    Site na internet?

    E coisas assim.



    Da minha parte, tenho usado o zoho mail para email corporativo.

    http://www.zoho.com/mail/


    Ou seja, tenho um domínio com final adv.br

    E com esse zoho mail, posso ter emails enviados por exemplo para drmoraes@drmoraes.adv.br - (obs desnecessário: NÃO É MEU EMAIL VERDADEIRO)

    É mais profissional que um email com final gmail.com, ou hotmail.com

    E aceita até dez pessoas.

    Existem empresas cobrando um dinheirão pra fazer um email desse, por isso creio que vale a pena considerar.

    Vai ter que ter um domínio registrado em seu nome - custa R$ 30,00 por ano


    http://registro.br/ajuda.html?secao=pagamentoDominio


    - e fazer as configurações lá - aí tem que buscar uns tutoriais na internet, ou pagar alguém pra fazer.

    Mas levando em conta o quanto cobram por aí, creio que vale a pena. Tem lugar cobrando R$ 70,00 ao mês pra fazer um email desse.

    Enquanto que pelo Zoho mail, no final das contas, por R$ 30,00 por ano, você pode ter um endereço de email profissional, com final . adv.br, ou .com.br no nome que escolher.

    Então, é bom, ruim? Acham que vale a pena?

    Se tiverem algo assim pra compartilhar, contribuam!
    Fernando Zimmermann curtiu isso.
  2. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

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    Prezado Colega, seguindo sua sugestão criamos a seção "Empreendedorismo na Advocacia, sendo este o primeiro tópico.

    Amigos, tenho site na internet, é importante para que você possa ser encontrado por quem deseja localizá-lo.

    Tenho email personalizado com o domínio do site, mas sinceramente não vi vantagem, tanto que pouco o uso, preferindo o do gmail mesmo.

    Uso um aplicativo android para receber publicações do Diário Oficial no celular, este aqui: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.debit.debitdo, considero muito útil.

    O TJSP informatizou o Tribunal, então deixo abertas guias no Chrome com todos os processos, para fácil acesso. Funciona como uma agenda de acompanhamento de processos eletrônica em tempo real.

    Agora, o que mais me deu retorno em termos de clientes de outros estados e cidades me procurarem, pessoas portanto que eu desconheço, e que não seriam meus clientes de outro modo, foi participar deste site. Sou administrador daqui, mas digo a verdade. As pessoas procuram na internet algo relacionado a seu problema, encontram neste site e ligam para o advogado que deu a resposta mais convincente. Pessoas de outras cidades ou estados que precisam mover ou responder demandas em Bauru, minha cidade, em especial questões de Direito de Família, ligam, já tendo algum histórico meu, sabendo de antemão o que esperar de mim.

    Cordialmente,
    Historiador Carioca curtiu isso.
  3. rodrigopauli

    rodrigopauli Rodrigo S. Pauli

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    Interessante a dica do e-mail, um parente meu que trabalha com informática já tinha comentado algo nesse sentido, mas não vislumbrei vantagem na utilização de um e-mail personalizado, desde a faculdade eu utilizo a mesma conta do Hotmail e tenho uma no Gmail apenas para cadastros, assim todo o spam deixa de ir para conta de trabalho. O que é importante para formar uma carteira de clientes é antes de tudo você ser um bom profissional, ter o trabalho reconhecido por um cliente não têm preço, passa a ser um cabo eleitoral do seu trabalho, 80% dos meus clientes novos são indicações de anteriores satisfeitos, formar uma rede de contatos também é importante, para isso eu acho útil ferramentas de mídias social como o facebook e whatsapp. No mais, a minha maior ferramenta de marketing é o cartão de visitas, sempre tenho uma boa quantidade em estoque, evapora como água da mesa do escritório.
    Fernando Zimmermann curtiu isso.
  4. drmoraes

    drmoraes Advogado

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    Muito interessante essas experiências.

    Comigo é diferente: meu site fica as moscas.

    Já do email profissional não abro mão.

    E essa questão de procurarem pelo fórum, nunca tinha pensado nisso! Muito interessante.

    E cartão de visita é muito importante mesmo, se bobear acaba e a gente nem percebe.
  5. Persecutore

    Persecutore Membro Pleno

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    Tenho site e e-mail com domínio próprio. Só pago anualidade de pouco menos de R$ 30,00.

    Tanto o site, quanto o e-mail uso através do Google. O site é simples, mas bem funcional através do Google Sites. Já o e-mail cooperativo do Google tem um custo, mas não pago, pois uso desde seu início, e então eles não cobram desses usuários "antigos".

    Quanto à ferramente de gerenciador de processo, uso "Debit" - excelente -. Com serviços nas "nuvens", ou seja, acesso e disponibilizo acesso aos meus cliente através da internet. Custo? não tenho (rs), pois o "Debit" permite o seu uso gratuito, desde que "monousuário"; para advogado autônomo é perfeito! E há diversas outras ferramentas além do controle e consulta dos processos.

    Quanto ao processador de texto e planilha, tbm não tenho custo. Uso o "Libre" (software livre - antigo open office) - gosto muito -; uso tbm o "google.drive" ou "google documentos". Logo mais usarei apenas este último. Pois permite edição simultânea de texto, planilha, etc. Posso trabalhar em "colaboração" com outras pessoas (estagiários, advogados, clientes, etc) na elaboração de uma petição ou quaisquer outros documentos; bastando ter acesso à internet. Esta ferramente é gratuita, basta possuir conta no Gmail. O Dropbox chega perto disso, mas não permite a edição simultânea. A Microsoft e alguns outros tbm tem esse serviço, mas prefiro o Google Drive.

    Finalmente, uso o "Delicious.com" como bookmarks, isto é, cada processo no TJSP deixo salvo nesse site, assim posso acessá-lo rapidamente. Por exemplo, criou uma tag "processos" e ai acesso delicious.com/meunome/PROCESSO. e Tudo está lá. Sendo desnecessários deixar várias paginas abertas do navegador, como disse um colega aí acima. Economiza memória e bateria do meu smartphone.
  6. Jessé Pereira Santos

    Jessé Pereira Santos Membro Pleno

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    Bom dia,

    Indico o Promad que oferece site e sistema de acompanhamento de processos, os dois serviços são oferecidos gratuitamente por 6 meses para advogados em geral e por 2 anos para novos advogados a contar da data de juramento na OAB.
    É uma boa opção para quem está começando, ambos sistemas são simples e bem funcionais.
  7. drmoraes

    drmoraes Advogado

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    Eu testei o Promad, não gostei.

    Não gosto do sistema de acompanhamento de processos em geral. Não vejo muita utilidade em ter cadastrado andamentos de processos. No meu TJ (RJ) eles enviam andamentos por email (push). Além disso a OAB-RJ envia publicações de graça no email pros advogados adimplentes. Então a principal função que eles vendem, de atualização automática de andamentos, pra mim não faz diferença.

    Me organizo mesmo pelo Pacote Office da Microsoft. Mas não é pelo Word, e sim pelo OneNote. Não é um programa muito conhecido, mas depois que a gente aprende a usar se torna essencial.

    No OneNote tenho todos os meus processos, com anotações relevantes, jurisprudencias, súmulas, já tentando prever respostas da outra parte, anotações pra eventual recurso, execução, honorários, etc. A cada andamento eu consulto a aba do processo no OneNote e vejo o que tem lá, pra depois peticionar.

    Por exemplo, se entrei com um agravo retido, já vou pra pasta do processo, crio uma aba chamada Recurso, e coloco ali - pedir apreciação do agravo retido.

    Pronto. Quando chegar na hora de recorrer, não vou me esquecer de colocar esse tópico, e como todos sabem, sem pedir a apreciação do agravo retido na apelação o mesmo não é considerado.

    É esse tipo de ajuda que eu quero de um sistema de acompanhamento de processos, e os que conheci não tem. Só ficam atualizando meus processos automaticamente, e me dão espaço pra cadastrar os clientes.
  8. Persecutore

    Persecutore Membro Pleno

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    Hoje com boa parte dos processos eletrônicos, tbm não vejo muita funcionalidade dos gerenciadores de processos. Mas entendo que é importante como ferramente de informação ao cliente. Talvez um diferencial importante.

    O OneNote parece bem interessante. O Evernote também faz essa função como o OneNote. Uso o Evernote para algumas anotações em geral, mas não especificamente para um cliente. Mas achei bem interessante a forma como vc o usa.

  9. Persecutore

    Persecutore Membro Pleno

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    Sobre a ferramenta Evernote que citei acima, vejam essa matéria:

    Neste IurisCast descubra o fantástico mundo do Evernote. Saiba como ele pode ser extremamente útil para advogados e juristas em geral. “Os aplicativos e os produtos da Evernote tornam a vida moderna mais administrável, permitindo que você reúna e encontre facilmente tudo o que realmente importa.”

    Veja como é possível obter auxilio do Evernote no dia a dia do jurista que lida com informação o tempo todo, da sala de reunião pro fórum, do fórum para o escritório e precisa acessar constantemente esses dados?

    Além do Evernote para advogados, conheça outra arma poderosíssima para o dia a dia das reuniões de negócios, o aplicativo de gerenciamento de contatos Hello, e descubra como nunca mais esquecer de alguém que você conheceu.

    Em um bate papo descontraído com Vladimir Campos, Embaixador de Viagens da Evernote e o Dr. Filipe Pereira Mallmann você descobrirá o que há de mais pertinente entre a ferramenta e o mundo jurídico. -

    Veja mais em: http://www.peritojuridico.com.br/iuriscast-14-evernote-para-advogados/#sthash.YGqAfaQK.dpuf
  10. drmoraes

    drmoraes Advogado

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    Alguém pode me indicar um assinador de PDF para o processo eletrônico que aceite assinar vários arquivos de uma vez só?

    Estou usando o assinador livre, recomendado pelo TJ-RJ, mas com ele tem que assinar um por um.

    Conheço o evernote, é bom sim, mas como peguei um office completo em um black friday desses da vida por 40 reais, uso o office mesmo
  11. Marcia Adriane Pelegrine

    Marcia Adriane Pelegrine Membro Pleno

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    Eu uso o CPPRO e acho maravilhoso. Um pouco caro, mas vale a pena. Me proporcionou melhor qualidade de vida, pois me auxilia no controle dos prazos antes da publicação.Eu recomendo.
  12. drdumaresq

    drdumaresq Membro Pleno

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    Estou desenvolvendo o site do escritório e utilizarei o email (baseado no gmail) com o domínio do escritório. Não utilizo sistema de controle de processos. O debit tem sido suficiente, sempre me atualiza rapidamente das movimentações, além do push dos tribunais, o principal instrumento que utilizo é o Evernote.

    Fantástico aplicativo. Toda a organização do Escritório está nele. Implementei o Evernote Business em toda a equipe e tem sido uma experiência incrível. Aumentou consideravelmente a produtividade e a colaboração do trabalho. Recomendo o Evernote fortemente.
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