Contrato de Honorários Advocatícios

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por augustocfg, 24 de Outubro de 2014.

  1. augustocfg

    augustocfg Membro Pleno

    Mensagens:
    148
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Pelo que venho observando, não é necessária a assinatura de testemunhas em contrato de honorários advocatícios. Estou certo, colegas?
  2. Lia Souza

    Lia Souza Membro Pleno

    Mensagens:
    509
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Oi, Augusto, tá certo, sim ! Tanto doutrina quanto a jurisprudência entendem pela desnecessidade da assinatura de testemunhas para que o título se revista de executoriedade.

    Caso mova a ação de execução extrajudicial e esta seja extinta, seguem exemplos de fundamentação do recurso:

    Apesar de não subscrito por duas testemunhas, o contrato escrito que estipular honorários advocatícios é título executivo e constitui crédito privilegiado, contendo força executiva, à luz do CPC 585 VII e EOAB 24. A disposição contida em lei especial não impõe a necessidade de assinaturas de testemunhas instrumentárias para a formalização do contrato de honorários advocatícios, e, em assim sendo, prevalece sobre outras normas de caráter geral que imponham tal necessidade, em respeito ao princípio norteador do direito, de que a regra especial prevalece sobra a geral. (NERY JUNIOR, Nelson; NERY, Rosa Maria de Andrade. Código de processo civil comentado e legislação extravagante. 9. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006. p. 839)


    Honorários de profissional liberal. Execução. Contrato escrito de honorários advocatícios sem subscrição de duas testemunhas. Título executivo extrajudicial. Existência. Exegese do artigo 24, da Lei nº 8.906/94. Sentença de extinção sem resolução do mérito reformada. Recurso provido.
    (TJ-SP - APL: 992060193173 SP , Relator: Rocha de Souza, Data de Julgamento: 09/09/2010, 32ª Câmara de Direito Privado, Data de Publicação: 15/09/2010)
    Letícia e loginManoel curtiram isso.
  3. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Bom dia doutor:
    Sem nenhuma intenção de deslustrar as doutas opiniões de quem, com largo conhecimento de causa me precedeu, diria que a não existência de qualquer impedimento para que funcionários do escritório assinem como testemunhas...Ainda que ad cautelam, porque não?


    www.goncalopg.wix.com/avaliador
    Letícia e loginManoel curtiram isso.
  4. Anderson Rosolem

    Anderson Rosolem Membro Pleno

    Mensagens:
    131
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Com a entrada em vigor do atual Código Civil em seu art.221, houve a dispensa de testemunhas nos contratos. Não havendo mais a obrigatoriedade de constar as mesmas.
    Mas não há qualquer prejuízo em constar.
    Espero ter ajudado.
Tópicos Similares: Contrato Honorários
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Execução de contrato de honorários advocatícios - Dúvida 01 de Novembro de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Honorários em Execução de Contrato de Honorários tramitando no Juizado Especial e AJG 25 de Abril de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Execução de contrato de honorários 14 de Dezembro de 2017
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor cobrança judicial de contrato de honorários não pagos, feitos com o sócio de empresa. 22 de Novembro de 2017
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor EXECUÇÃO DE CONTRATO DE HONORÁRIOS 21 de Setembro de 2017