Qual a maneira correta de se calcular o alor de sucumbência?

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por CRISTIAN GOMES, 29 de Setembro de 2014.

  1. CRISTIAN GOMES

    CRISTIAN GOMES Membro Pleno

    Mensagens:
    307
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Um cliente, ingressou no juizado especial civil, sem a representação de advogado, em uma ação de pedido de danos morais decorrentes de uma negativação indevida de seu nome.

    A Sentença foi totalmente procedente e foi fixado em 6,000.00 (Seis Mil reais) o valor a ser indenizado.

    A Empresa (Ré) ingressou com recurso para o colégio recursal, pedindo a reforma da decisão de 1° grau e como o autor estava sem o patrocinio de advogado, teve que contratar um apenas para apresentar este recurso, pois não poderia sem a participação de um advogado.


    O acórdão, manteve integralmente a decisão de 1° grau, mantendo o valor em 6,000 (seis mil reais) e determinando a sucumência em 20 % em favor do advogado contratado.

    Que nesta caso corresponderia a 1.200,00 (Hum Mil e duzentos reais).


    Ocorre que o advogado contratado esta calculando estes 20% sobre o valor da condenação acrescidos dos juros que ao meu ver cabem apenas ao autor, já que este advogado ingressou nos autos apenas para a fase recursal, e por isso esta cobrando 1,638,00 (hum Mil seiscentos e trinta e oito reais), ou seja, esta cobrando R$ 438,00 a mais, que ao meu ver esta errado.


    Como os senhores costumam cobrar?

    No meu modo de ver, os juros cabem apenas ao autor da ação e a sucumbencia deverá ser calculada sobre o valor da sentença.
  2. souzaadvocacia

    souzaadvocacia Membro Pleno

    Mensagens:
    274
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso
    Na minha humilde opinião, os honorários são calculados com base no valor da condenação.
  3. jrpribeiro

    jrpribeiro Advogado

    Mensagens:
    752
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Goiás
    Prezado colega, boa tarde.

    Conforme preceitua o artigo 20 do CPC, os honorários de sucumbência serão fixados com o mínimo de 10 e o máximo de 20% auferidos sobre o valor da condenação atendidos as condições das alíneas do parágrafo 3º.

    Cordialmente.
  4. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Boa tarde doutor:

    Tenho a impressão que a sucumbência, no caso, seria calculada sobre o valor total pago pelo polo passivo.

    Explico: Tanto o Autor quando seu Causídico tiveram que aguardar certo tempo para a satisfação de seus respectivos creditos.

    E sem estar devidamente representado na refrega, o autor corria o risco de amargar a derrota...

    Ainda que assim não fosse, a diferença de pouco mais de R$ 400,00 possivelmente não justificaria mais uma a pendenga: Seria a questão classificavel como lana-caprina ?...
  5. rodrigopauli

    rodrigopauli Rodrigo S. Pauli

    Mensagens:
    504
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Quando os honorários são fixados em percentual da condenação, eu sempre calculo sobre o valor efetivamente pago (com correção e demais consectários legais), nunca houve nenhuma oposição nos meus processos. Quando é em valor fixo, eu também costumo efetuar correção e aplicar juros legais de 1% a.m., uma vez ocorreu da ré alegar que a sentença havia omitido a aplicação de juros legais e correção monetária sobre os honorários, eu colacionei jurisprudência que isso não precisava ser expresso na decisão, o juiz aceitou o meu argumento, mas não contente o réu recorreu ao segundo grau e conseguiu reformar a decisão neste aspecto, dei o azar de pegar uma turma mais formalista, que entendeu que deveria estar expressa na condenação a forma de correção da sucumbência. Eu creio que não vale a pena criar tempestade por valor tão pequeno, mas é minha opinião, a sua interpretação sobre o pagamento não esta errada, é uma leitura que pode ser aferida da decisão, mas o usual é que o pagamento seja feito da forma como o colega apontou no processo. É preciso lembrar que hoje você esta pagando, amanhã pode ser você a receber, tenha ao menos o mesmo critério. Eu fui obrigado a devolver o veneno que recebi deste réu, em uma outra ação que ele figurou novamente, a advogada havia perdido o prazo para pagamento, disse que era complexa a burocracia na empresa para fazer o depósito judicial e encaminhar a guia para ela aos autos, queria que eu esperasse mais uns dias, que provavelmente o valor já tinha sido depositado no prazo, só não tinham encaminhado para ela a guia. Eu fui bem formalista, se a guia de depósito não estava nos autos, não estava pago. Moral da história, foi sequestrado o valor por bacen-jud e apareceu a guia do depósito nos autos posteriormente, mas com a morosidade da justiça, a ré ficou meses com o dobro do valor indisponível, até que fosse cancelado o bloqueio judicial.
Tópicos Similares: Qual maneira
Forum Título Dia
Direito Tributário Iptu ou Itr? Qual o futuro tributário da produção rural em zona urbana 19 de Dezembro de 2023
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Qual prazo usar? 27 de Setembro de 2022
Direito Previdenciário Qual é a ação para requerer a alteração de beneficiário de BPC? 09 de Outubro de 2019
Direito Previdenciário Qualidade de segurado Especial 27 de Setembro de 2019
Direito do Trabalho Qual Recurso cabível??? 05 de Agosto de 2019