CREDITO PREFERENCIAL

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por Carlos A C de Lima, 18 de Julho de 2014.

  1. Carlos A C de Lima

    Carlos A C de Lima Membro Pleno

    Mensagens:
    12
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso do Sul
    CREDITO PREFERENCIAL


    Carlos Antonio Cecilio de Lima
    18/07/2014

    1. CAROS COLEGAS DO FORUM JURIDICO
      A SRA VITORIA faleceu deixando bens a inventariar e dividas constituidas por cheques e notas promissorias e trabalhistas. Aberta a sucessão, qual dos créditos têm preferencia sobre os bens? O credor dos cheques já os tinha em mãos, deve executar os cheques? Habilitar no Inventario?
      NA CONDIÇÃO DE ADVOGADO DO CREDOR DOS CHEQUES QUAL CAMINHO A PERCORRER PARA CONSEGUIR QUE PREVALEÇA SEU DIREITO SOBRE OS DEMAIS E SEU CRÉDITO É DE UM MONTANTE RAZOÁVEL.
  2. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Boa tarde doutor:
    Ao lume dos dados postados, diria que a habilitação no inventario seria o melhor caminho

    Para todos os efeitos legais, a morte da pessoa física não extingue as obrigações pecuniárias assumidas em vida perante terceiros.

    "Artigo 1.997 CC. A herança responde pelo pagamento das dívidas do falecido; mas, feita a partilha, só respondem os herdeiros, cada qual em proporção da parte que na herança lhe coube".

    "Artigo 1.017 CPC. Antes da partilha, poderão os credores do espólio requerer ao juízo do inventário o pagamento das dívidas vencidas e exigíveis".

    Nessa esteira, o espólio pode conter débitos contraídos pelo morto. Esses são os débitos propriamente ditos da herança. São débitos cuja origem, cujo fato gerador, está situado na vida do de cujus. Não existe uma classificação de créditos exposta na lei, a exemplo do que ocorre na falência, específica para o espólio. Cabe aos princípios gerais, em analogia com outras situações semelhantes, estabelecer um quadro de devedores e um quadro de credores".

    www,goncalopg.wix.com/avaliador
Tópicos Similares: CREDITO PREFERENCIAL
Forum Título Dia
Notícias e Jurisprudências Lei do Superendividamento: banco é condenado a indenizar cliente que contratou cartão de crédito con 27 de Março de 2023
Regras DUVIDA EXECUTAÇÃO DE CARTA DE CRÉDITO JUDICIAL 24 de Janeiro de 2023
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor DÚVIDA SOBRE HABILITAÇÃO DE CRÉDITO CONTRA EMPRESA FALIDA 03 de Agosto de 2021
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Cartão de crédito cancelado, mas há cobrança de seguro 09 de Janeiro de 2021
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Certidão de Crédito 23 de Março de 2020